Participamos do

É falsa a publicação que afirma que a UFC apoia o uso hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus

A Universidade afirmou que não fez recomendação de uso e que é necessário "cautela" na prescrição do medicamento
20:16 | Mai. 19, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Famed/UFC) lançou nota desmentindo informação que circula nas redes sociais de que a instituição apoia o uso de hidroxicloroquina no tratamento do novo coronavírus, a Covid-19. No documento, divulgado nessa segunda-feira, 18, a Universidade afirmou que não fez recomendação de uso do remédio e que é necessário “cautela” na prescrição do medicamento.

A imagem compartilhada na internet afirma que a UFC sugere a utilização da hidroxicloroquina e da azitromicina no tratamento da Covid-19. A instituição, no entanto, esclareceu que a afirmação é falsa e garantiu que docentes e pesquisadores da universidade colaboram com estudos e avaliações acerca de fármacos eficazes no combate a doença, mas que as possíveis sugestões de tratamento não “representam uma posição oficial da instituição”.

UFC desmente informação sobre recomendações de hidroxcloroquina no tratamento da Covid-19
UFC desmente informação sobre recomendações de hidroxcloroquina no tratamento da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A universidade ainda afirma que não existe uma “evidência convincente de efetividade clínica” desses medicamentos e que, por isso, a prescrição deles deve ser realizada de forma “cautelosa, racional e individualizada”. A instituição ainda defende que medidas coletivas e individuais, como o acompanhamento de casos iniciais da patologia, são fundamentais para garantir o tratamento “adequado” da doença.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar