Participamos do

Um brasileiro pode ser salvo a cada um minuto de isolamento social, estima estudo

Considerando a taxa de isolamento social do Nordeste, são necessários três minutos de distanciamento para salvar uma vida

Por cada minuto de isolamento social respeitado na última semana, 299 vidas podem ter sido salvas no Brasil nesta segunda-feira, 18. Até o final de maio, é possível que 3.601 brasileiros sejam poupados da Covid-19 considerando que as taxas de quarentena desse domingo, 17, permaneçam as mesmas - ou até melhor, cresçam. 

O modelo baseia-se na máxima de que o isolamento social impede a transmissão do vírus entre as pessoas. A partir disso, relaciona o índice de isolamento de uma semana com o número de pessoas salvas (o achatamento da curva) nos próximos 14 dias - tempo máximo para surgirem os sintomas de Covid-19.

Essa é a estimativa de um modelo epidemiológico matemático desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Utilizando dados do Observatório Covid-19 BR, os pesquisadores identificaram tendências na evolução da taxa de propagação do Sars-Cov-2 e a consequente aceleração ou desaceleração da epidemia depois do início de protocolos de distanciamento social, implementados a partir de 24 de março.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A partir daí, os cientistas calculam que, nos próximos 14 dias, uma vida pode ser salva a cada 54 segundos de isolamento social respeitados. Isso considerando as taxas de distanciamento registradas esse domingo, 17. De acordo com o mapa da Inloco, o Brasil atingiu índice de isolamento de 52,2% na data.

LEIA TAMBÉM | Mais 1.655 casos de Covid-19 são confirmados no Ceará; são 1.648 mortes e quase 26 mil confirmações

Um nordestino salvo a cada 3 minutos de isolamento social

Já o Nordeste precisa respeitar 2 minutos e 54 segundos de quarentena para salvar uma vida. Pelos dados da pesquisa, esse ritmo pode poupar 1.176 vidas na região até o último dia de maio. Das taxas de isolamento social, Pernambuco é o estado nordestino com maior índice (58,1%), o segundo no Brasil nesse domingo. Enquanto isso, Sergipe registrou taxa de 48,1%, a quarta mais baixa nacionalmente.

Mapa demonstra o quanto o Nordeste já achatou a curva. Sem as medidas de isolamento, o cenário atual da região seria parecido com o da linha azul, crescendo quase verticalmente.
Mapa demonstra o quanto o Nordeste já achatou a curva. Sem as medidas de isolamento, o cenário atual da região seria parecido com o da linha azul, crescendo quase verticalmente. (Foto: Divulgação/USP e Unicamp)

O Ceará, com a Capital em lockdown desde dia 8 de maio, tem 56,5% de isolamento social, o quarto mais alto do País. O cenário, no entanto, poderia ser melhor: no dia 22 de março, o Estado atingiu 63% de isolamento. Na mesma data, o Brasil registrava 62,2%. A data marcou o pico mais alto de distanciamento social brasileiro e cearense.

LEIA TAMBÉM | Há uma semana, isolamento social subiu a 54% no Ceará e 60% em Fortaleza após decreto mais rígido

“O distanciamento social parece ter sido efetivo quando consideramos o Brasil inteiro, mas começa a perder força lentamente, uma pena. Essa é uma tendência leve no Sudeste, que concentra a maior parte dos casos, e também no Centro-Oeste e Sul, que perderam boa parte do ganho obtido anteriormente. No Norte e Nordeste, que já possuem regiões onde o sistema de UTIs está acima da capacidade, parecem ter entendido a dimensão do problema e passaram a adotar um distanciamento mais efetivo”, comentam os pesquisadores na página de divulgação dos dados da pesquisa

Ainda, eles reforçam que os governos precisam buscar alternativas de controle da epidemia para evitar colapsos no sistema de saúde. 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar