Participamos do

Resultados de testes de Covid-19 feitos na rede pública podem ser consultados online em nova plataforma da Sesa

Novo sistema virtual permite que o paciente acompanhe seu resultado e que gestores de vigilância municipal acompanhem a situação da população no combate ao novo coronavírus.
13:17 | Mai. 18, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os exames laboratoriais para a Covid-19 feitos em unidades de saúde da rede pública poderão ser acompanhados online em nova plataforma divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) por meio do Saúde Digital. O sistema permite que o paciente acompanhe seu resultado online e que gestores de vigilância municipal acompanhem a situação da população no combate ao novo coronavírus.

Para o paciente obter acesso ao documento, deve acessar o site principal da plataforma e, logo depois, clicar no botão "Acesso Cidadão". O serviço requer alguns dados prévios, como o primeiro nome do solicitante e a data de nascimento. A validação dos dados será confirmada através de outras informações, como o nome completo do usuário, primeiro nome da mãe e a unidade de atendimento do local em que o exame foi coletado. É importante ressaltar que a declaração é apenas informativa e não substitui o laudo oficial.

No Ceará, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) são habilitados para realizar o diagnóstico laboratorial da Covid-19. Os exames feitos na rede pública são armazenados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal), do Ministério da Saúde, com acesso restrito. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O teste laboratorial é conhecido como RT-PCR, que vem do inglês reverse transcription polymerase chain reaction quantitative real time - “Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase”, em tradução livre. O teste detecta a presença de material genético do vírus no momento em que a pessoa está doente, diferente do teste rápido que apenas informa se o paciente já teve contato com vírus em algum momento da sua vida e pode ou não, durante o momento do teste, ser diagnosticado com Covid-19.

LEIA TAMBÉM | Saiba como é feito o diagnóstico do novo coronavírus na rede pública

Serviço

Consulta de resultados de testes de Covid-19 feitos na rede pública

Onde: no site Digital Saúde

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar