PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Mais de 800 pesquisas relacionadas ao coronavírus estão sendo desenvolvidas em universidades federais, diz associação

Segundo a Andifes, que representa as universidades federais do país, as instituições de ensino estão mobilizadas no combate à pandemia do novo coronavírus. As informações são do G1

13:49 | 11/05/2020
As pesquisas avançam na área (Foto: O POVO)
As pesquisas avançam na área (Foto: O POVO)

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apresentou nesta segunda-feira, 11, as principais iniciativas promovidas por 46 universidades federais brasileiras no combate à pandemia. Segundo a entidade, 823 pesquisas estão em andamento para mapear o novo coronavírus e encontrar uma vacina contra a Covid-19.

Os estudos buscam, principalmente, identificar o genoma viral do Sars-CoV-2, procedimento fundamental para a produção da vacina; elaborar sistemas informatizados para a detecção de novos casos da doença; descobrir tipos de testes mais baratos e fabricar nacionalmente peças para ventiladores mecânicos. As informações são do G1.

Além disso, as instituições de ensino disponibilizaram 489 leitos de UTIs e 2.228 leitos de atendimento comum. Ações preventivas também estão em andamento: há 96 projetos de produção de produtos de limpeza, responsáveis pelo fornecimento de 992.828 litros de álcool gel e de 912.000 litros de álcool comum.

Segundo a Andifes, as universidades colaboram para a fabricação de equipamentos de proteção aos profissionais de saúde e aos cidadãos comuns: mais de 160 mil protetores faciais, 104 EPIs, 85 mil máscaras de pano, 6 mil aventais e 2 mil capuzes foram produzidos pelas instituições de ensino.

"As universidades são lugares de combate ao obscurantismo", afirma o presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles Pires da Silva.
Segundo ele, o investimento em pesquisas e no Sistema Único de Saúde (SUS) mostram-se ainda mais fundamentais durante a pandemia.

Lista de universidades participantes

Abaixo, confira quais são as 46 universidades federais que forneceram informações sobre suas ações de combate à pandemia.

UFJF
UFRN
UFCSPA
CEFETMG
UFV
UFBA
UFU
UFPR
UNIFAL
UFPI
UFJ
UFMS
UFRRJ
UFMA
UFRB
UFPB
UFOB
UNILA
UNIPAMPA
UFRGS
UFSB
UFSC
UFF
UTFPR
UFMT
FURG
UFRPE
UFPel
UFABC
Unifesspa
CEFETRJ
UFERSA
UFRA
UFOP
UFMG
UFM
UFPE
UFRJ
Unifesp
UFFS
UFLA
UFSM
UFES
UFSCar
UFTM
UFG