Participamos do

Juazeiro do Norte terá medidas mais rígidas contra o coronavírus

Decreto municipal será publicado nesta terça-feira, 12
20:29 | Mai. 11, 2020
Autor Bemfica de Oliva
Foto do autor
Bemfica de Oliva Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Juazeiro do Norte, na região do Cariri, terá maiores restrições para ajudar no combate à disseminação do coronavírus. As novas medidas estão sendo editadas em decreto municipal e buscam reduzir ainda mais a aglomeração de pessoas, limitando as situações em que é permitido sair de casa. O texto passa a valer na próxima quarta-feira, 13.

A pandemia já infectou quase 18 mil pessoas e levou quase 1.200 a óbito somente no Ceará. Em Juazeiro, são 35 casos e cinco mortes, de acordo com a Prefeitura.

Medidas para restringir a circulação de pessoas de maneira mais rígida já foram adotadas em Fortaleza desde a última sexta-feira, 8, e em Sobral desde o último domingo, 10. Em Juazeiro do Norte, durante o final de semana, a estátua de Padre Cícero ganhou uma máscara em campanha de conscientização sobre os riscos do coronavírus.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o procurador-geral de Juazeiro do Norte, Mikael François, o decreto está sendo concluído e será publicado nesta terça-feira, 12. Algumas das medidas foram detalhadas pelo secretário da Saúde do município, Lucimilton Macedo, em entrevista a uma rádio local.

Veja as novas restrições

Comércio

Está proibida a abertura de estabelecimentos que não realizem atividades essenciais, mesmo que apenas com funcionamento interno ou por entrega. Serviços de drive-thru para produtos não essenciais também estão proibidos.

Aglomerações

Para evitar a concentração de pessoas, será proibido o comércio de bebidas alcoólicas para consumos nas imediações do local. O consumo em locais públicos também não será permitido. Mototaxistas devem manter no mínimo dois metros entre os condutores, quando não estiverem em corridas.

Circulação de pessoas e veículos

Não será permitida a circulação de veículos particulares na cidade, salvo nos seguintes casos: busca de atendimento médico, assistência veterinária, trabalho em atividades essenciais (e compra de materiais imprescindíveis para exercício do trabalho) e entrega de bens essenciais a pessoas em grupos de risco.

Oficinas mecânicas só poderão funcionar das 11 às 17 horas, e lojas de autopeças devem atuar exclusivamente com serviço de entregas, não sendo permitida a venda no local.

A área de isolamento em torno do centro comercial da cidade será ampliada, e algumas praças serão fechadas. A Prefeitura estuda também a possibilidade de fechar todas as praças da Cidade, caso seja necessário, pois ainda há relatos de pessoas frequentando estes locais.

Por fim, a entrada na cidade de pessoas residentes em outros municípios está limitada. Só será permitida mediante comprovação da necessidade de utilizar serviços essenciais.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar