Participamos do

Hidroxicloroquina não é eficaz em pacientes internados por Covid-19, diz estudo observacional

Apesar dos resultados, os pesquisadores reforçam a importância de se realizar um ensaio clínico rigoroso para dados mais conclusivos

Um estudo observacional realizado no Hospital Presbiteriano de Nova York (NYP), em Manhattan (EUA), indicou que a hidroxicloroquina é ineficaz em pacientes internados por Covid-19. Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores acompanharam 1.376 pacientes com quadro clínico moderado ou grave por aproximadamente 22 dias.

Deles, 811 (58,9%) foram tratados com hidroxicloroquina, pois apresentavam sintomas muito mais severos em comparação com os 565 que não receberam o medicamento. Ao longo do estudo, 232 pessoas morreram, 1.025 tiveram alta hospitalar e 119 ainda estavam internadas.

Pelas observações da pesquisa observacional, a administração da droga não foi associada a um risco muito reduzido ou aumentado do paciente ser intubado ou morrer. Ou seja, a hidroxicloroquina foi ineficaz para tratar positivamente os infectados por Covid-19.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | A esperança que vem da ciência

No Brasil, 199 pesquisas sobre Covid-19 já foram aprovadas pela Conep; duas no Ceará

Médico alerta para alterações clínicas futuras provocadas pela Covid-19

Apesar dos resultados, os pesquisadores reforçam que o estudo é observacional e, portanto, não deve ser utilizado para descartar “benefício ou dano” do tratamento com hidroxicloroquina. Por isso, apontam a importância de um ensaio clínico randomizado para conclusões mais fortes sobre o uso da droga em pacientes com Covid-19.

Os estudos clínicos randomizados são considerados uma das ferramentas mais relevantes em pesquisas na área de intervenção da saúde humana. Isso porque eles são mais controlados pelos pesquisadores e aplicam os testes de forma aleatória entre os participantes. Entenda mais sobre ensaios clínicos a partir das respostas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aqui.

A pesquisa “Estudo observacional da hidroxicloroquina em pacientes hospitalizados com Covid-19” foi publicada no periódico científico The New England Journal of Medicine na última quinta-feira, 7 de maio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar