Participamos do

Prefeitura de Fortaleza dá início a montagem de estruturas para organizar filas em agências da Caixa

Fluxo em agência da Caixa diminui nesta quinta-feira, mas outras unidades bancárias continuam a apresentar aglomeração
15:08 | Mai. 07, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Agências bancárias de Fortaleza voltam a registrar aglomeração nesta quinta-feira, 7. Conforme O POVO apurou, tendas foram montadas em frente à unidade bancária da Caixa Econômica Federal, a partir de iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, que visa promover o distanciamento social. Até a sexta-feira, dia 8, 20 unidades da Caixa na Capital serão contempladas pela ação.

O POVO circulou pela Cidade para conferir movimentação em unidades bancárias na manhã desta quinta-feira e identificou aglomeração em, pelo menos, duas agências bancárias de Fortaleza. Por volta das 10 horas, a agência do Itaú, localizada na avenida Professor Gomes de Matos, acumulava quantidade razoável de pessoas.

A mesma situação foi observada em unidade do Banco do Brasil, localizada na avenida Duque de Caxias. Porém, nesta unidade, o ajuntamento de pessoas era ainda mais crítico. Embora a população utilizasse máscara, a orientação de distanciamento social foi descumprida, com crianças e até idosos muito próximos uns dos outros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na quarta, O POVO mostrou que pessoas dormiam na fila de agência da Caixa, no Centro de Fortaleza, para sacar auxílio. Já nesta quinta-feira, o cenário observado foi diferente, com redução na quantidade de pessoas na fila da unidade bancária da Caixa, localizada na avenida Duque de Caxias. Por volta das 9h30min, não havia mais que dez pessoas no local. A orientação de uso da máscara também estava sendo seguida.

Em nota, a Caixa informou que foi intensificado o atendimento à população nas filas, visando agilizar a prestação de informações e geração de códigos (tokens) para a realização de saques. As ações, conforme a Caixa, estão de acordo com o calendário de pagamento, levando em consideração a necessidade de distanciamento social. De acordo com a assessoria, o banco também está em contato direto com as prefeituras para fechar parcerias para organização e atendimento à população.

Já o Itaú Unibanco, também por meio de nota, informa que mapeou as agências que possuem maior fluxo de pessoas e contratou profissionais terceirizados aptos a organizar essa operação. "O banco está fazendo ainda o controle e acompanhamento da quantidade de pessoas que podem entrar nas agências, a fim de evitar aglomerações, além da instalação de demarcações visuais, para que as pessoas mantenham a distância mínima recomendada pelos órgãos competentes. Independentemente destas medidas, o banco reforça a orientação para que neste momento seus clientes deem preferência aos canais digitais e evitem ir às agências bancárias. As informações sobre todos os serviços disponíveis em ambiente digital estão em https://www.itau.com.br/coronavirus/", disse a instituição.

Em frente à agência do Itaú, houve aglomeração de pessoas nesta quinta-feira
Em frente à agência do Itaú, houve aglomeração de pessoas nesta quinta-feira (Foto: FILIPE PEREIRA)

Unidades bancárias precisam agir para evitar aglomerações

A organização das áreas externas das agências tem sido discutida rotineiramente a partir de um grupo de trabalho formado pelo ministério público estadual (MPCE) e federal (MPF), juntamente com a Defensoria Pública do Estado. A iniciativa pretende acompanhar e orientar ações para que as unidades bancárias e a prefeitura de Fortaleza possam evitar o maior ajuntamento de pessoas nesses locais.

De acordo com a supervisora do núcleo de Direitos Humanos da Defensoria, Mariana Lobo, a expectativa é que cada instituição cumpra o seu papel. “Nesse momento estamos dialogando, tentando chegar a um denominador comum. As unidades bancárias também precisam entender que a organização das agências é de responsabilidade delas”, ressalta Mariana. Ela destaca que a Prefeitura de Fortaleza tem agido ativamente contra a aglomeração de pessoas em locais públicos.

Entre as ações da prefeitura de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio anunciou que vai disponibilizar grades para melhorar a dinâmica das filas em dez das 20 agências da Caixa Econômica em Fortaleza, nesta quinta-feira. Conforme o planejamento, outras dez agências receberão a estrutura na sexta-feira, 7. Outra ação para promover o distanciamento social, realizada pela Prefeitura, foi o isolamento do trânsito no entorno das unidades bancárias da Capital, desde a terça-feira, 5.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar