Participamos do

IJF-2 tem média de três leitos liberados por dia, diz superintendente

O anexo do Instituto Doutor José Frota (IJF), chamado IJF-2, inaugura hoje mais 10 leitos para pacientes com Covid-19, totalizando capacidade de 60

O Instituto Doutor José Frota (IJF) tem em seu prédio anexo, o IJF-2, uma média diária de duas a três liberações de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltados para pacientes com Covid-19. A informação foi divulgada pela superintendente do hospital, Riane Azevedo, em entrevista à Rádio O POVO/ CBN nesta quinta-feira, 7. Ontem, 6, o IJF chegou a ter 100% de ocupação nas UTIs. Mais 10 leitos foram inaugurados hoje, totalizando capacidade atual de 60 unidades.


Ainda de acordo com a superintendente, até a próxima semana devem ser abertos mais 10 leitos de UTI. Para tanto, está sendo aguardada a chegada de novos monitores. O IJF -2 está voltado para o atendimento exclusivo de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus e, portanto, não tem serviço de emergência em funcionamento.


Sobre as liberações de leitos, Riane afirmou que logo após um paciente deixar a UTI acontece a higienização de acordo com os padrões sanitários recomendados. Assim, o espaço é imediatamente disponibilizado para receber um novo paciente."Diariamente a gente tem duas ou três altas e vamos recebendo novos pacientes. Existem pessoas que ficam no núcleo interno de regulação e fazem esse controle dos leitos de uma forma dinâmica", acrescentou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


As pessoas que precisam ser internadas em decorrência da Covid-19 são encaminhadas apenas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou postos de saúde para o IJF-2. Com a lotação dos hospitais privados, está previsto um aumento na demanda da rede pública. 


Atendimentos de outros casos


Riane Azevedo reforçou que o IJF-1 conta com 33 leitos de UTI ocupados por pacientes vítimas de traumas, acidentes, queimaduras e outras lesões que geralmente são recebidas pelo hospital. "Continuamos atendendo. O centro cirúrgico está operando normalmente com 30 a 40 cirurgias diárias. A gente não pode perder de vista que existem outros acidentes", disse.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar