Participamos do

MPCE recomenda que hospitais públicos informem diariamente às famílias o quadro geral de pacientes com Covid-19

O órgão deu prazo de cinco dias úteis para os secretários de Saúde do Ceará e de Fortaleza responderem se aceitam a recomendação
11:41 | Mai. 06, 2020
Autor Catalina Leite
Foto do autor
Catalina Leite Repórter do OP+
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério Público do Ceará (MPCE) expediu uma recomendação às secretarias de Saúde do Ceará e de Fortaleza para que informem diariamente às famílias o quadro geral de saúde dos pacientes com Covid-19. No documento expedido nessa terça-feira, 5, a promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa afirma que a ausência de notícias “tem causado muita angústia e sofrimento às famílias”.


A orientação é para todas as unidades públicas de saúde em que estejam internados pacientes de Covid-19 ou outras doenças. Em nota, o MPCE instrui que a comunicação deve ser feita “de forma clara, objetiva e compreensível”. Sugere-se o uso de WhatsApp, ligação telefônica, e-mail ou até comunicação pessoal, por meio do serviço social do hospital. Quando o paciente for internado, os familiares já deverão ser comunicados sobre como receberão os boletins diários.


LEIA MAIS: MPCE traça plano contra coronavírus para população em situação de rua em Fortaleza

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS: MPCE recomenda acessibilidade em comunicação oficial do Governo e da Prefeitura sobre Covid-19

Em nota enviada ao O POVO, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o Instituto Dr. José Frota 2 (IJF 2) e o Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas já realizam ligações diárias de atualização do boletim médico por psicólogos, médicos e assistentes sociais aos familiares.


Ainda, um projeto piloto do mesmo sistema começou a ser aplicado nas seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza nessa segunda-feira, 4. As ligações ocorrem diariamente às 16 horas, diz a pasta.


Já a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) afirma que o contato com o familiar é realizado diariamente ou em até três dias. De acordo com a pasta, assim que o paciente é admitido em um hospital da rede, o Serviço Social entra em contato com os familiares. A partir daí, médicos e assistentes sociais alternam para atualizar o quadro clínico dos internados às famílias.


“Alguns contatos são priorizados, como nos casos de pacientes com maior gravidade ou com evolução desfavorável. É recomendado que a família escolha um representante para essa comunicação. Há situações em que o familiar se coloca como representante e, por algum motivo, a informação não chega aos demais”, comenta a Sesa em nota.


O MPCE deu prazo de cinco dias úteis para os secretários de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, e de Fortaleza, Joana Maciel, responderem acerca da aceitação e adoção das medidas para cumprimento da recomendação. De acordo com o órgão, em caso de “descumprimento injustificado da recomendação”, poderão ser adotadas medidas administrativas e judiciais.



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar