Participamos do

UFC aplica testagem rápida para Covid-19 em 123 residentes universitários na manhã desta terça-feira, 5

A instituição ainda planeja testar mais 10 mil pessoas, entre discentes, docentes e técnicos-administrativos
09:40 | Mai. 05, 2020
Autor Catalina Leite
Foto do autor
Catalina Leite Repórter do OP+
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Serão aplicados 123 testes rápidos para Covid-19 em todos os alunos que vivem em residências universitárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante a pandemia. Segundo a UFC, os testes serão aplicados por profissionais do Hospital São José nesta terça-feira, 5, das 8h às 11h, na Reitoria.

A testagem foi uma demanda dos próprios estudantes, que não puderam voltar para as suas casas em meio à epidemia do novo coronavírus no Ceará. De acordo com o vice-reitor da UFC, Glauco Lobo, os residentes estão mais vulneráveis por estarem aglomerados nos alojamentos. “Estamos partindo dos mesmos princípios que vêm seguindo os países mais desenvolvidos, que é a realização de testes em um contingente maior possível de pessoas. Isso nos permite ter dados mais concretos para balizar nossas ações de combate ao vírus”, explica.

Leia também | UFC antecipa colação de grau para alunos de Medicina e Fisioterapia para dia 7 de maio

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A UFC planeja testar mais 10 mil discentes, docentes e técnicos-administrativos da instituição, na Capital e no interior. Os testes estão sendo adquiridos com recursos disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC). “É uma ação ambiciosa, mas temos que ser ambiciosos. Chegamos a esse número com base em estudos considerando toda a comunidade universitária. Vamos fazer o possível para enfrentar essa pandemia da melhor maneira”, defende o vice-reitor.

Em abril, a universidade já tinha garantido R$ 4 milhões para iniciativas de combate à Covid-19 por meio do ministério. Com o montante, a instituição já adquiriu três impressoras 3D e um cortador de alta performance para impulsionar a produção de equipamentos de proteção individual (EPIs). 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar