Saiba qual é a origem e o significado da quarentena
A palavra tem origem na Itália, remontando à Europa Medieval
Muito tem se falado sobre quarentena durante esse período de pandemia do novo coronavírus. Para entender a medida, vale lembrar o significado da palavra. O termo “quarentena” tem origem italiana e remonta à Europa Medieval.
Para combater a propagação da Peste Negra que atingia a Europa no século XIV e proteger as cidades costeiras italianas, os navios que chegavam em Veneza, vindos de portos infectados, eram obrigados a continuar ancorados por 40 dias para então desembarcarem. Desde então a prática ficou conhecida como quarentena.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Grande Conselho de Ragusa (atual cidade de Dubrovnik, na Croácia) - depois de Veneza -, aprovou em 1377 uma lei que também tinha como objetivo frear o avanço da pandemia na região. Na legislação constava que todas as caravanas e navios de entrada que chegassem de áreas infectadas precisariam obedecer 30 dias de isolamento na cidade vizinha de Cavtat ou na ilha de Mrkan, para garantir a desinfecção antes de entrar na cidade murada medieval. A República Ragusana decretou punições e multas rígidas para quem não cumprisse a lei de quarentena.
Ao longo de sua história, a cidade foi assolada por várias doenças, tendo a hanseníase e a Peste Negra como as maiores ameaças à saúde pública. Atualmente, Dubrovnik está em quarentena devido a Covid-19 e o turismo, carro-chefe da economia croata, sendo uma das principais fontes de renda da cidade, parou.
Embora hoje, diferentemente da antiga lei de quarentena de Dubrovnik, as pessoas possam cumprir o isolamento em suas casas, poucas foram as mudanças nos últimos 600 anos quanto às regras disciplinares de quarentena, impostas diversas vezes ao longo dos séculos na cidade.