PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Coronavírus: UPAs do Edson Queiroz, Bom Jardim e Vila Velha ganharão mais 10 leitos cada

As 30 novas unidades de internação para pacientes com Covid-19 estarão disponíveis para população a partir desta sexta-feira, 1º

Alan Magno
21:46 | 27/04/2020
Entrada do pronto socorro de UPA (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Entrada do pronto socorro de UPA (Foto: Aurelio Alves/O POVO)

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Bom Jardim, Vila Velha e Edson Queiroz, na região do Dendê, irão receber 10 leitos cada até a sexta-feira, 1º. O reforço foi anunciado pelo prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), nesta segunda-feira, 27, em pronunciamento pelas redes sociais.

Durante o anúncio, o prefeito ainda destacou que os 140 leitos extras montados em UPAs da Capital em abril apresentam grandes taxas de ocupação. "É fundamental que a gente possa aumentar nossa capacidade de porta de entrada de pacientes”, afirmou o prefeito.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desses 140 leitos disponibilizados para a população no mês passado, 126 estão ocupados. A taxa de lotação chega a 90%. Por isso, de acordo com a fala do prefeito, os 30 novos leitos anunciados hoje, 27, serão implementados até 1° de maio, mesmo sendo feriado.

Roberto Cláudio destacou que as UPAs da Capital estão apresentando sobrecarga de pacientes desde a semana passada. Ele reforça que a realidade de disseminação do vírus deve apresentar uma piora, devido à grande propagação da Covid-19 em Fortaleza, especialmente nas periferias da Cidade.

Como outro reforço anunciado, a entrega de 51 novos leitos no Hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas (PV) foi destaque na fala do prefeito. Além disso, como forma de tentar suavizar a demanda de atendimento nas UPAs, foi divulgada nesta segunda-feira, 27, a implementação de pontos de identificação, testagem encaminhamento de internação em um posto de saúde de cada regional de Fortaleza.