PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Um em cada cinco nova-iorquinos tiveram coronavírus, segundo estudo

19:20 | 23/04/2020
Uma visão geral de uma sétima avenida vazia na Times Square no início da tarde em 2 de abril de 2020, em New York City (Foto: Bruce Bennett/AFP)
Uma visão geral de uma sétima avenida vazia na Times Square no início da tarde em 2 de abril de 2020, em New York City (Foto: Bruce Bennett/AFP)

Mais de um em cada cinco nova-iorquinos (21,2%) já foi infectado com o novo coronavírus, de acordo com resultados preliminares de testes de anticorpos entre 3.000 pessoas no estado de Nova York, informou o governador Andrew Cuomo nesta quinta-feira.

Os testes em massa - testes de diagnóstico e anticorpos - são considerados essenciais para suspender as ordens de confinamento e reabrir a economia nas diferentes regiões dos Estados Unidos. A presença de anticorpos para a doença da COVID-19 significa que a pessoa já foi infectada pelo vírus e pode estar imune, para que possa voltar ao trabalho sem adoecer novamente.

Os testes de anticorpos foram realizados aleatoriamente em 3.000 clientes de supermercados do estado de Nova York nesta semana, disse Cuomo em entrevista coletiva. Quase 14% deram positivo, acrescentou o governador. Na cidade de Nova York, 21,2% deram positivo.

Esses números mostram que 2,6 milhões de pessoas no estado e cerca de 1,7 milhão na Big Apple já teriam contraído o vírus. Os números superam em muito o número atual de casos confirmados no estado de Nova York, o mais atingido pela pandemia nos Estados Unidos, com 263.460 casos e mais de 15.500 mortes.

"Eu acho que é vital que todo estado faça primeiro um estudo de base para ver onde está em termos de infectados", alertou Cuomo. Há incerteza sobre a precisão desses testes e a amostragem é pequena. Cuomo, no entanto, observou que, se os dados estiverem corretos, a taxa de mortalidade do vírus no estado seria de apenas 0,5%, muito abaixo da média americana e dos países europeus mais afetados que baseiam seus números em casos confirmados.

lbc/yow/cc