Participamos do

4 dicas para manter a saúde mental durante a quarentena

Sarah Kurz, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras traz dicas para aproveitar o período de forma produtiva e saudável
16:17 | Abr. 23, 2020
Autor Sarah Kurz
Foto do autor
Sarah Kurz Autor
Ver perfil do autor
Tipo Opinião

Lidar de forma positiva com o período de quarentena, medida adotada em todo o País para conter o coronavírus (Covid-19), pode não ser fácil. No geral, encontrar atividades prazerosas e que colaborem para a manutenção da boa saúde mental são indispensáveis nesse período de mudança de rotina.

Veja algumas dicas de como fazer do momento uma oportunidade para cuidar do bem-estar.

Dica 1: Se informe, mas seja seletivo

É importante nos manter informados sobre a situação atual afim de tomar os cuidados necessários para nos protegermos do coronavírus. Mas precisamos buscar essas informações em fontes confiáveis, como portal do Ministério da Saúde e veículos de mídia como jornais e canais de televisão que estejam alinhados com informações oficiais, pois as fakenews disseminadas nos aplicativos de relacionamento podem confundir o entendimento e provocar condutas inadequadas”, enfatiza a psicóloga. Também é interessantes evitar ficar excessivamente exposto às informações, principalmente se essa super exposição desencadear sintomas latentes de ansiedade, por exemplo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dica 2: Manter-se conectado às pessoas que gosta

Os seres humanos são sociais e dependentes uns dos outros por natureza. Portanto, para nos mantermos mentalmente saudáveis é fundamental estarmos conectados às pessoas que gostamos, e para isso podemos fazer uso dos recursos que a tecnologia dispõe como ligações e chamadas de vídeo.

Dica 3: Buscar atividades prazerosas, como praticar exercícios físicos e assistir filmes e séries

Atividades físicas auxiliam a saúde física e psíquica pois há liberação de importantes hormônios relacionados à sensação de bem-estar. Mesmo dentro de casa, movimentar o corpo é possível. Buscar aplicativos de exercícios físicos para nos manter ativos é uma ótima opção para usar a tecnologia a nosso favor e conseguir se exercitar dentro de casa”, afirma. “Além disso, realizar atividades prazerosas é uma boa opção para manter a mente sã. É importante ocupar o tempo com coisas das quais gostamos como assistir filmes e séries, ler bons livros, fazer atividades manuais, jardinagem, ou qualquer outra atividade que dê prazer, e além das atividades que já sabemos gostar, termos a oportunidade de descobrir novos prazeres.

Dica 4: Manter uma alimentação saudável e dormir bem

Manter uma alimentação saudável e balanceada ajuda fortalecer a imunidade e ampliar as chances de defesa do organismo, contribuindo de forma geral para o bom funcionamento do corpo e da mente. Dormir bem também faz toda a diferença, contribuindo para a diminuição dos níveis de estresse e ajudando a manter o bem-estar e o bom-humor, tão importantes nesse período.

Dica 5: investir em cursos online para desenvolver habilidades e competências valorizadas pelo mercado de trabalho

Essa modalidade de estudos favorece o desenvolvimento de habilidades muito valorizadas no ambiente profissional, como autonomia, senso de responsabilidade, organização, capacidade de planejamento e proatividade. Os cursos a distância também podem proporcionar uma experiência interativa positiva, com a possibilidade de criação de grupos de estudo e discussões por aplicativos de mensagens, fazendo toda a diferença para manter a mente ativa e fomentar o contato entre as pessoas.

Serviço

A Pitágoras Fortaleza oferece cursos livres online. Veja as opções


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar