Participamos do

Fortaleza tem casos de coronavírus em 99% dos bairros; Moura Brasil é o único sem registro

São 189 óbitos na Capital, distribuídos em 79 bairros, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde
20:47 | Abr. 22, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Novo informe epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aponta que 99% do Município de Fortaleza tem registros confirmados de coronavírus. Assim, 120 dos 121 bairros apresentam casos, deixando Moura Brasil como o único território sem infecções até a noite desta quarta-feira, 22. Ao todo, Fortaleza tem 3.303 casos da Covid-19, conforme a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

São 189 óbitos na Capital, distribuídos em 79 bairros, de acordo com a SMS. Quanto às mortes, os registros de vítimas no bairro José Walter devem ser investigados "isoladamente" pela Pasta, devido ao "número significativo de óbitos, desproporcional ao relativamente baixo registro de casos". O bairro tem 21 casos e sete óbitos. A regional com mais óbitos é a II, com 56, seguida da I, com 35 e da VI, com 27.

Mapa dos casos em Fortaleza

Maioria dos casos se aglomera na Regional II e coronavírus já está em praticamente toda a Capital cearense
Maioria dos casos se aglomera na Regional II e coronavírus já está em praticamente toda a Capital cearense (Foto: Reprodução/SMS)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nos casos confirmados, a Regional II continua concentrando a maioria. É observado um aglomerado da doença considerado de alta concentração em Meireles, Aldeota e Cocó, com "aparente expansão" para os bairros Mucuripe, Papicu e áreas contíguas". Média concentração é encontrada nos bairros Vicente Pizon, Guararapes, Fátima, Demócrito Rocha e agregado entre São João do Tauape e Alto da Balança.

Dispersão para a periferia

De acordo com o informe epidemiológico, é possível perceber a dispersão de casos e óbitos por coronavírus para bairros de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Concentração de casos chegou a bairros com Jardim Guanabara, Barra do Ceará, Cristo Redentor e Álvaro Weyne. "O aglomerado inicial permanece, com persistência de casos, consolidando aparentemente por contiguidade importantes clusters de casos nos Bairros Vicente Pinzon e Cais do Porto e outro que se estende do Dionísio Torres ao sul até o bairro Alto da Balança", indica a SMS.

As mortes em áreas de maior vulnerabilidade social estão no Grande Vicente Pinzon, Barra do Ceará e Grande Pirambu. O bairro Vicente Pinzon tem 42 casos e 9 mortes, a Barra tem 37 e 7, respectivamente.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar