PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Quase 100% dos leitos de UTI destinados a pacientes com coronavírus no IJF-2 estão ocupados

Hospital deve abrir mais 54 leitos até o início de maio deste ano

14:50 | 20/04/2020
O prefeito Roberto Cláudio quer reforçar o isolamento social principalmente na periferia (Foto: Reprodução/Facebook)
O prefeito Roberto Cláudio quer reforçar o isolamento social principalmente na periferia (Foto: Reprodução/Facebook)

Quase 100% dos leitos de Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) disponíveis a pacientes com o novo coronavírus, a Covid-19, no Instituto José Frota (IJF-2), estavam ocupados até a tarde desta segunda-feira, 20. As informações foram passadas pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, durante uma transmissão na sua página no Facebook. A unidade deve contar com plano de expansão do atendimento.

Segundo o prefeito, dos 40 leitos de UTI disponíveis no IJF-2, 37 já estavam ocupados até esta tarde e 3 esperavam por pacientes transferidos de outras unidades. Ao todo, quase 100% dos leitos estavam ocupados. O prefeito garantiu que a unidade terá atendimento ampliado ainda nesta terça-feira, 21, quando dez novos leitos serão abertos. Até o início de maio deste ano, hospital deve contar também com mais 44 leitos de UTI, totalizando 94 no local. Para isso, prefeitura aguarda a chegada de novos respiradores.

Roberto destacou ainda que, até as 19 horas desta segunda, a média de transferência estava sendo de um paciente por hora. A intenção, no entanto, é que o número de transferidos aumente para 2 por hora. O processo de transferência pode acontecer, entre outros, por meio de melhora do paciente.

Em relação aos pacientes que aguardam em Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da Capital, o prefeito informou que a transferência pode agravar o quadro de algumas das vítimas, sendo preciso aguardar uma estabilidade para que elas sejam transferidas para UTIs ou outras unidades.

Oi, pessoal. Iniciamos mais uma semana de trabalho para superamos este desafio na saúde, com esperança e determinação....

Publicado por Roberto Cláudio em Segunda-feira, 20 de abril de 2020