Participamos do

Coronavírus no México: aprovada anistia a presos para evitar contágio

Após passar pelo Senado, matéria segue para sanção do presidente Manuel Obrador. Medida só vale para pessoas que cometeram crimes não graves pela primeira vez e exclui aqueles que estão presos por assassinato, sequestro ou tráfico de pessoas
23:14 | Abr. 20, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

O Senado mexicano aprovou nesta segunda-feira, 20, Lei de Anistia para aqueles que cometeram crimes não graves pela primeira vez e permitirá a libertação de prisioneiros para evitar o contágio de coronavírus nas prisões do país.

A norma foi aprovada com 63 votos a favor, 12 contra e três abstenções na sessão plenária da Câmara Alta e será promulgada pelo presidente do México Andrés Manuel López Obrador, uma vez que já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados.

Durante a sessão, os senadores usaram máscaras faciais e luvas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ricardo Monreal, coordenador do grupo Morena, partido do presidente Obrador, declarou que a aprovação da lei era um ato de humanismo para salvar vidas. "É fato que as prisões são um foco de infecção que, além de representar um perigo e uma ameaça à sua população, também é um fator de risco para o mundo exterior", informou Monreal em um texto publicado no Twitter antes da votação.

A lei concede anistia àqueles que cometeram crimes não graves pela primeira vez e sem usar armas de fogo. A medida exclui aqueles que estão presos por assassinato, sequestro ou tráfico de pessoas.

yug/yow/lca

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar