Participamos do

União Europeia repatriou 500.000 cidadãos presos no exterior pelo coronavírus

Desde o início da epidemia, 600.000 europeus pediram ajuda para suas embaixadas ou missões da União Europeia para voltar do exterior, um terço da região Ásia-Pacífico e quase 150.000 das Américas
08:54 | Abr. 17, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

Os países da União Europeia (UE) repatriaram mais de 500.000 cidadãos presos fora do bloco devido às medidas decretadas para conter a disseminação do novo coronavírus, anunciou a Comissão Europeia nesta sexta-feira.

"Mais de meio milhão de [cidadãos] estão em suas casas (...). Atualmente, existem aproximadamente 98.900 europeus que ainda serão repatriados e esperamos que eles voltem para casa nos próximos dias", disse o porta-voz da comunidade, Peter Stano.

Desde o início da epidemia, 600.000 europeus pediram ajuda para suas embaixadas ou missões da União Europeia para voltar do exterior, um terço da região Ásia-Pacífico e quase 150.000 das Américas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As repatriações foram realizadas principalmente em voos comerciais ou charter fretados pelos governos nacionais.

No entanto, cerca de 47.000 pessoas recorreram ao Mecanismo de Proteção Civil da UE, disse o porta-voz da diplomacia europeia.

O bloco destacou uma equipe especial nesse mecanismo para ajudar seus cidadãos, mas também de países vizinhos como Noruega, Reino Unido ou Islândia, bem como dos países dos Bálcãs.

Para conter a disseminação do novo coronavírus, que deixou mais de 90.000 mortos no continente europeu, os países do bloco decidiram fechar suas fronteiras externas a viagens "não essenciais", o que fez disparar os cancelamentos de voos.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar