Participamos do

Prefeitura de Fortaleza lança "Doutor Saúde", assistente virtual de informações sobre o coronavírus

Por meio do programa, são obtidas informações sobre o que fazer ao apresentar sintomas e quais unidades de saúde mais estão aptas e próximas
21:45 | Abr. 17, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Baseado em inteligência artificial, o assistente virtual "Doutor Saúde" foi lançado pela Prefeitura de Fortaleza como meio de distribuição de informações à população sobre a Covid-19. A ferramenta está disponível por meio de site próprio e também no Canal do Coronavírus da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O "Doutor Saúde" inicia um bate-papo automaticamente quando o usuário entra na interface. É preciso escolher as opções indicadas para avançar na conversa. Por meio do programa, são obtidas informações sobre o que fazer ao apresentar sintomas e quais unidades de saúde mais estão aptas e próximas.

O assistente foi desenvolvido em parceria da SMS e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) com o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (Nati) da Universidade de Fortaleza (Unifor) e com o Programa Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Funcap).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Boa noite! Sou o Dr. Saúde. Sou o Assistente Virtual com Inteligência Artificial da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Estou ajudando a população da cidade de Fortaleza em relação ao novo coronavírus (Covid-19)", é a mensagem inicial do "Doutor Saúde".

Canais

O Governo do Estado anunciou na semana passada mais um canal de atendimento a respeito do coronavírus, que já infectou mais de 1.400 pessoas e levou 57 a óbito somente no Ceará. O Plantão Coronavírus, que já funcionava nos sites do Governo e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e pelo telefone 0800 275 1475, passará a atender também pelo WhatsApp.

O serviço atua por meio de inteligência artificial, com o uso de tecnologia de chatbots (robôs de bate-papo). Para iniciar a interação, basta enviar um “oi” pelo aplicativo para o número (85) 9 8439 0647. O atendimento está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Assine a newsletter do O POVO sobre o coronavírus

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar