PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Leitos de UTI destinados a pacientes com coronavírus no Ceará estão "quase 100% ocupados"

Até a tarde desta sexta-feira, 17, uma fila com 38 pacientes que contraíram a Covid-19 aguardavam por vaga, de acordo com dados divulgados pelo secretário da Saúde do Estado

21:22 | 17/04/2020
Secretário da Saúde do Ceará, Dr Cabeto (Foto: REPRODUÇÃO)
Secretário da Saúde do Ceará, Dr Cabeto (Foto: REPRODUÇÃO)

Em coletiva na tarde desta sexta-feira, 17, o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, informou que "quase 100%" dos leitos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) destinados a pacientes com o novo coronavírus estão ocupados no Estado. O titular da pasta ainda falou sobre a existência de uma fila de espera e garantiu criação de novos leitos.

O sistema de saúde do Ceará tem, hoje, 260 leitos nas UTIs destinados a pacientes que testaram positivo para a Covid-19, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

>> "Eu tentei usar a cloroquina, mas não tolerei", diz Cabeto, em alta após contrair coronavírus

Para evitar uma piora nesse quadro, Cabeto informou que o Estado vai abrir cerca de 560 leitos. Segundo ele, o distanciamento social adotado pela população cearense, seguindo decreto estadual, foi importante para que a rede pública de saúde não saturasse antes. Ele garantiu ainda a adoção de estratégias para melhorar sistema de atendimento. Entre elas, além dos novos leitos, estão a compra de 700 respiradores da China e a aquisição de 150 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Assine a newsletter do O POVO sobre o coronavírus

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >