Participamos do

Forças de segurança nigerianas mataram 18 pessoas por violar confinamento

Comissão Nacional de Direitos Humanos registrou 105 atos de violações de direitos humanos "perpetrados pela polícia" e "18 pessoas mortas"
13:53 | Abr. 16, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

As forças policiais nigerianas mataram 18 pessoas que violaram o confinamento pela pandemia de coronavírus, anunciou a Comissão Nacional de Direitos Humanos.

A comissão registrou 105 atos de violações de direitos humanos "perpetrados pela polícia" e "18 pessoas mortas" em execuções extrajudiciais, segundo relatório divulgado na noite de quarta-feira.

Esse órgão oficial de monitoramento de direitos humanos acusou as forças de segurança de "uso desproporcional da força, abuso de poder, corrupção e violação das leis nacionais e internacionais".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde 31 de março, vários estados nigerianos adotaram medidas de contenção, especialmente rigorosas em Lagos, Abuja e no estado de Ogún, onde a população tem a obrigação de ficar em casa, exceto para comprar alimentos a cada dois dias.

Os vídeos de violência policial publicados nas redes sociais, nos quais agentes aparecem destruindo barracas ou espancando a população, são um escândalo no país, onde as forças de segurança são regularmente acusadas de abuso de poder e corrupção.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar