Participamos do

No mundo árabe, 74 milhões de pessoas impossibilitadas de lavar as mãos

Cerca de 31 milhões de pessoas no Sudão não têm banheiros e sabão, por exemplo
09:53 | Abr. 15, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

Quase 74 milhões de pessoas no mundo árabe estão mais expostas ao novo coronavírus devido à falta de acesso a banheiros e sabão, informou uma agência das Nações Unidas nesta quarta-feira, 15.

"Embora a lavagem das mãos tenha sido estabelecida em todo o mundo como a melhor ferramenta de prevenção contra a contaminação por Covid-19, esse ato simples é difícil em uma região onde 74 milhões de pessoas não têm acesso a um dispositivo básico de lavagem", enfatiza a Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia Ocidental (Unescap).

Cerca de 31 milhões de pessoas no Sudão não têm banheiros e sabão, outros 14,3 milhões no Iêmen e 9,9 milhões no Egito, segundo o relatório da agência das Nações Unidas, com sede em Beirute.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Unescap também indicou que esperava um "aumento na demanda de água na região de 4 para 5 milhões de metros cúbicos por dia", enquanto o fornecimento de água corrente já é "insuficiente em 10 dos 22 países árabes".

Além disso, cerca de 87 milhões de pessoas na região não têm acesso à água potável em casa, forçando-as a recorrer a fontes públicas de água e expondo-as a um maior risco de contrair a doença, observa a Unescap.

"É urgente garantir o acesso a serviços de água potável e saneamento para todos e em qualquer lugar, sem custos adicionais para quem não pode obtê-lo, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus", disse a secretária executiva da Unescap, Rola Dashti.

Ela também alertou contra o "uso da água como arma de guerra" em países em conflito, onde as ONGs temem uma catástrofe, especialmente em campos superlotados para pessoas deslocadas.

De acordo com a Unescap, "26 milhões de refugiados e pessoas deslocadas internamente na região correm um risco maior de contrair o coronavírus devido à falta de água, saneamento e higiene".


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar