Participamos do

Ceará tem a 3ª maior taxa de isolamento social do País, aponta empresa

Ceará apresenta índice de 52,8% isolamento social na primeira semana de abril.
22:09 | Abr. 11, 2020
Autor Henrique Araújo
Foto do autor
Henrique Araújo Repórter Política
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

De acordo com levantamento da empresa In Loco a partir de dados de geolocalização, o Ceará apresenta índice de 52,8% isolamento social na primeira semana de abril. O estado está atrás apenas de Goiás, com 54,2%, e do Distrito Federal, com 53,1%. No Nordeste, o menor patamar é da Bahia, com 45,8%. Piauí tem 52,6% e Pernambuco, 51,5%.

No País, o índice mais baixo está no Mato Grosso do Sul, com 39,6%, seguido do Tocantins, com 41%. O Brasil registrou hoje 1.024 mortes por covid-19 e mais de 20 mil diagnósticos positivos. O Ceará tem 74 mortes, 58 delas em Fortaleza.

Neste sábado, o governador Camilo Santana (PT) reforçou apelo por isolamento e pediu que o presidente da República Jair Bolsonaro deixe a política e a partidarização de lado. Nas últimas três semanas, ainda conforme a empresa In Loco, todos os estados vêm reduzindo drasticamente o número de habitantes em isolamento, principal medida adotada contra a pandemia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Ceará possui mais seis óbitos e redução no número de casos suspeitos neste sábado

No Ceará, por exemplo, os percentuais caíram de 59,71%, registrados na semana de 24 a 30 de março, para 55,60% na seguinte e agora 52,80% (até 9 de abril). O isolamento e a suspensão das atividades e do comércio no estado estão previstos até 20 deste mês.

Desde o início do avanço da doença, o presidente Jair Bolsonaro vem defendendo um afrouxamento da quarentena, determinada nos estados por meio de decreto. De acordo com a In Loco, o cálculo de isolamento por meio da geolocalização é feito preservando a privacidade das pessoas.

“Todos os dados do estudo são agregados e não coletamos informações de identificação civil (nome, RG, CPF) ou contas associadas (e-mail e telefone)”, afirma a companhia, que prepara boletins semanais. E continua: “Os usuários voluntariamente instalam os aplicativos parceiros da In Loco e podem ou não permitir a coleta dos dados”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar