Participamos do

Solidariedade é remédio contra o isolamento na Itália

11:38 | Abr. 11, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

Pão, cordeiro de Páscoa, verduras ou remédios. Nas áreas isoladas da Itália como em Palagano, nos Apeninos, os mais vulneráveis contam com a solidariedade local para receber o essencial durante a epidemia de coronavírus, mas também para manter laços sociais.

A uma hora de carro de Modena, Palagano é um povoado com pouco mais de 2.000 habitantes. Mas o território é vasto e muitas casas são de difícil acesso.

Por esse motivo, uma rede de solidariedade foi organizada localmente para que ninguém seja excluído, especialmente aqueles para quem o deslocamento se tornou difícil, como Onelio, de 85 anos, que está se recuperando de uma costela quebrada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Laura e Sara, duas voluntárias da associação AVAP, foram visitá-lo e ajudá-lo com algumas tarefas domésticas. Mas também estão ali para conversar e verificar o seu estado de saúde.

Os voluntários da associação AVAP se organizam conjuntamente com o prefeito Fabio Braglia, que também se encarrega de preparar os pacotes com máscaras que os 'carabinieri' entregarão a cada habitante.

Os comerciantes da localidade também participam. Sara, a padeira, leva pão e doces de Páscoa às irmãs que dirigem a Casa de Caridade em Vitriola, a cerca de 15 km de Palagano, na outra margem do rio Dragone.

Outras freiras, instaladas em um convento franciscano no coração de Palagano, recebem verduras do pequeno supermercado da cidade.

Michele Ferrari, o gerente da loja, garante que ninguém saia de casa fazendo as entregas de produtos de primeira necessidade, alguns produtos frescos, um pouco de carne, e o jornal.

Para este final de semana de Páscoa, Olimpio, o açougueiro do vilarejo, preparou cortes de cordeiro. Para as entregas, incluindo de medicamentos preparados na farmácia, os jovens se uniram à tarefa.

Os voluntários da AVAP estão bem equipados para se proteger do coronavírus, com trajes de proteção, óculos e máscaras.

Os demais devem respeitar as recomendações: as sacolas são deixadas na entrada e os cumprimentos são feitos a distância.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar