Participamos do

Vogue Itália publica capa em branco pela primeira vez, devido a pandemia da Covid-19

A edição de abril da Vogue Itália chegará às bancas na próxima sexta-feira, 10 de abril
13:21 | Abr. 08, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A centenária Vogue Itália vai circular pela primeira vez uma edição com a capa completamente branca. De acordo com o diretor-chefe da revista, Emanuele Farneti, o motivo seria a pandemia de Covid-19. “O branco significa muitas coisas ao mesmo tempo”, ele explicou. A edição de abril da Vogue Itália chegará às bancas na próxima sexta-feira, 10 de abril. As informações são do portal de notícias da Vogue.

Em texto, Emanuele destacou que a decisão surgiu nas últimas semanas, quando a equipe preparava a impressão de uma edição que há muito tempo planejava, envolvendo a L'Uomo Vogue em um projeto duplo. Contudo, falar de qualquer outra coisa, enquanto as pessoas estão morrendo, e há ainda médicos e enfermeiros arriscando suas vidas, “não é o DNA da Vogue Itália”, revelou. Por isso, o projeto foi arquivado e a equipe recomeçou a edição.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Algumas pessoas dizem que a razão de existir da Vogue é entreter, oferecer algumas horas de diversão a quem folheia suas páginas. Eu não sei disso”, pondera o diretor-chefe da Vogue. Segundo ele, a nova edição remonta a mais de cem anos da história da revista, que passou por guerras, crises e atos de terrorismo. “Sei que sua tradição mais nobre é nunca olhar para o outro lado”, finaliza.

Leia na íntegra o relato do diretor-chefe da Vogue Itália:

“Algumas pessoas dizem que a razão de existir da Vogue é entreter - oferecer algumas horas de diversão a quem folheia suas páginas. Eu não sei disso.

O que eu sei, como você lerá nesta edição, é que, em sua longa história, que remonta a mais de cem anos, esta revista passou por guerras, crises, atos de terrorismo. Sei que sua tradição mais nobre é nunca olhar para o outro lado (talvez o exemplo mais brilhante seja Audrey Withers, que foi editora-chefe da edição britânica durante os ataques aéreos nazistas). Porque, como observou a própria Withers, ser passivo é consentir com o status quo.

Há pouco menos de duas semanas, estávamos prestes a imprimir uma edição que estávamos planejando há algum tempo e que também envolveu a L'Uomo Vogue em um projeto duplo.

Mas falar de qualquer outra coisa - enquanto as pessoas estão morrendo, médicos e enfermeiros estão arriscando suas vidas e o mundo está mudando para sempre - não é o DNA da Vogue Italia. Assim, arquivamos nosso projeto e começamos do zero, com a intenção de fazer três coisas.

A primeira é começar a olhar além dessa turbulência e tentar imaginar um mapa do mundo que nos espera, publicando opiniões de especialistas e sem ceder à autopiedade (há e haverá muito trabalho a ser feito para perder tempo olhando nostalgicamente para trás).

O segundo é reunir nossa comunidade. Mais de 40 artistas, espalhados por todo o mundo e em confinamento total, se disponibilizaram em suas próprias casas para criar o que é efetivamente o primeiro instantâneo que uma revista de moda publicou sobre o novo mundo - todos distantes, ninguém sozinho.
A terceira é possivelmente a mais difícil: a decisão de imprimir uma capa completamente branca pela primeira vez em nossa história. Não porque houvesse falta de imagens - muito pelo contrário. Mas porque branco significa muitas coisas ao mesmo tempo.

O branco é antes de tudo respeito.
O branco é o renascimento, a luz após a escuridão, a soma de todas as cores.
O branco é a cor dos uniformes usados por quem coloca suas próprias vidas em risco para salvar a nossa.
Representa espaço e tempo para pensar, bem como permanecer em silêncio.
O branco é para aqueles que estão preenchendo esse tempo e espaço vazios com idéias, pensamentos, histórias, versos, músicas e cuidados com os outros.
Branco relembra quando, após a crise de 1929, essa cor imaculada foi adotada para as roupas como expressão de pureza no presente e de esperança no futuro.
Branco representa as noites sem dormir daqueles que trabalharam nessa questão, nos dois lados do oceano e em condições complicadas. Sou grato a todos e cada um deles.
Acima de tudo: o branco não se rende, mas uma folha em branco esperando para ser escrita, a página de título de uma nova história que está prestes a começar."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar