Participamos do

Médica do Hospital Albert Einstein aconselha o uso de máscaras por todas as pessoas

Ministério da Saúde tem estimulado as pessoas a produzirem artesanalmente suas próprias máscaras. Por enquanto, OMS continua com recomendação do uso do equipamento a médicos e pessoas infectadas
18:08 | Abr. 08, 2020
Autor Wanderson Trindade
Foto do autor
Wanderson Trindade Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Até pouco tempo indicada apenas para pequenos públicos, como pessoas infectadas ou profissionais da saúde, as máscaras de proteção podem ser importante no combate contra a disseminação do novo coronavírus. É o que aconselha a médica do Hospital Albert Einstein, Dra. Nise Hitomi Yamaguchi, que participou de reunião com empresários cearenses nesta quarta-feira, 8.

No início da tarde, ela se reuniu virtualmente com o Grupo de Líderes Empresariais do Ceará (Lide Ceará), sendo palestrante ao lado do diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior, e do chefe do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anastácio de Queiroz Sousa.

Diretora do Instituto Avanços em Medicina, em São Paulo, Nise defende que o uso das máscaras indiscriminadamente. Até o momento, a posição adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que o uso do equipamento seja feito por médicos, pessoas sintomáticas, pré-sintomáticas e assintomáticas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A recomendação, no entanto, não mais tem sido seguida por diversos países, como o Brasil. Para tanto, o Ministério da Saúde passou a estimular a produção de forma artesanal de máscaras de pano, para criar uma espécie de barreira física contra o novo coronavírus.

Esse novo olhar brasileiro ganha endosso de Nise, que aponta demora da OMS em rever essa orientação. “Como não sabemos quem está contaminando e quem não está contaminado pela Covid-19, as máscaras de tecido devem ser utilizadas por todos”, aconselhou.

Coronavírus: faça sua máscara em casa 

Assista vídeo em que O POVO mostra como produzir sua própria máscara em casa.

Coronavírus: Brasil tem 800 mortes e 15.927 casos confirmados da Covid-19

O número de casos confirmados da doença Covid-19, causado pelo novo coronavírus, chegou a 15.927 hoje, quarta, 8 de abril (08/04), no Brasil. São 800 mortes registradas. As informações são do Ministério da Saúde (MS). São 1.580 casos a mais em 24 horas no País.

Casos pelo Brasil

 Por que se chama coronavírus?

O nome "corona" se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura - retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.

Como é a transmissão do coronavírus?

Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.

O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.

Veja as recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus:

Lave as mãos frequentemente

Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.

Mantenha distância social

Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.

Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca

As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.

Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar

Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso - dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde

Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Quais os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum:

- Febre

- Tosse seca

- Cansaço

- Dificuldade para respirar em alguns casos

- Pode haver dores no corpo

- Congestão nasal

- Coriza

- Dor de garganta

- Há casos de diarreia

- Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.

Há pessoas que não desenvolvem nenhum sintoma.

Período médio de incubação: cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias - período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Acompanhe o noticiário sobre a pandemia:

Como prevenir o coronavírus

Quais são os sintomas do Covid-19, o novo coronavírus

Saiba como os idosos devem se proteger contra o coronavírus

Quais cuidados devem ser adotados nas escolas sobre o coronavírus

Quais as orientações para viagens de ônibus durante a pandemia de coronavírus

Qual a taxa de mortalidade do coronavírus?

Igrejas recomendam evitar contato em missas para prevenir coronavírus

OMS declara pandemia de novo coronavírus; entenda o que significa

Acontecimentos ligados à pandemia de coronavírus no mundo

Entenda a diferença entre Coronavírus, Covid-19 e Novo Coronavírus

Entenda a diferença entre quarentena e isolamento

Vacina e tratamento para o coronavírus estão próximos, diz OMS

Secretaria da Saúde cria canais de comunicação para informar sobre coronavírus

Novo coronavírus ameaça o esporte mundial e Jogos Olímpicos

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar