PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Live sobre Comunicação Não-Violenta transmitida pelo MPCE abordará conflitos familiares durante isolamento

A técnica inclui o desenvolvimento de habilidades como escuta ativa e empatia na resolução dos confrontos sociais

Lais Oliveira
13:09 | 08/04/2020

Conflitos familiares podem se tornar mais frequentes com o passar do tempo durante o confinamento em casa devido à pandemia. Resolver essas questões com inteligência emocional está na essência da Comunicação Não-Violenta (CNV). O assunto será discutido nesta quarta-feira, 8, às 15 horas, em live no perfil do Instagram do Ministério Público do Ceará (MPCE). A iniciativa com o tema “Transformando conflitos com a Comunicação Não-Violenta” é da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

Para abordar os diferentes aspectos CNV, a live terá a participação da advogada colaborativa Rachel Rodrigues, mediadora de conflitos e especialista no assunto. Ela explica que a CNV, além de uma técnica de comunicação, também é entendida como uma postura de vida.

O objetivo da CNV seria o de conectar pessoas, por meio do desenvolvimento de habilidades como empatia e escuta ativa, com interesse genuíno pelo que se passa no "mundo interno do outro". “Neste período de imprevisibilidade, com mudanças e adaptações na vida pessoal e profissional, os conflitos aumentam, fazendo-se ainda mais necessário o diálogo construtivo”, realça Rachel.

A especialista acrescenta que a produção em home office com crianças em casa, a adaptação de aulas por meios digitais e o estresse da distância física dos parentes e amigos são alguns dos problemas que podem se intensificar no decorrer do isolamento.

Para encontrar a solução mais viável na resolução dessas questões, um olhar de compreensão mútua se faz indispensável, conforme a advogada. “Que possamos colaborar uns com os outros, ficando em casa e disseminando práticas de prevenção e minimização de danos”, conclui.

Como acompanhar a live

Live “Transformando conflitos com a Comunicação Não-Violenta”
Quando: 8 de abril de 2020 (quarta-feira), às 15 horas
Onde: Instagram do Ministério Público do Ceará (@mpce_oficial)