Participamos do

Operação Saldo Negativo alerta sobre golpes a empresas durante a pandemia do coronavírus

A ação reforça o cuidado que se deve ter para não cair em golpes que garantem "soluções fáceis" para fugir da crise econômica
14:56 | Abr. 07, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em tempos de crise, é comum o desespero de parte da população para resolver questões financeiras. A queda na economia causada pela pandemia do novo coronavírus é um fator-chave para a aplicação de golpes em empresas, já que muitas estão com suas atividades suspensas devido aos decretos de isolamento social.

Os golpes são aplicados, por exemplo, por empresas de consultoria tributária que oferecem facilidade na hora de garantir um crédito extra. Serviços como venda de falsos créditos para quitação de impostos/tributos, saldos especiais e compensações também são oferecidos.

É pensando em evitar a disseminação dessas ações, que a Receita Federal realiza a segunda fase da Operação Saldo Negativo para alertar sobre os perigos das “soluções fáceis” a um clique de distância. Segundo o auditor-fiscal Rogério Penna, “o crime financeiro muito claro é a venda de falsos créditos, que se aproveita especialmente do momento de fragilidade das empresas para oferecer essas soluções milagrosas, verdadeiros contos do vigário, aos empresários. Em dificuldade, podem se tornar suscetíveis a cair neste tipo de golpe”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Confira dicas simples para evitar cair nesses golpes

Desconfie de “soluções fáceis” que são encaminhadas via WhatsApp;

Evite colocar seus dados e de sua empresa em site desconhecidos;

Não clique em links enviados via SMS por organizações desconhecidas;

Suspeite de empresas estranhas que garantem ótimas resoluções para seus problemas financeiros;

Se não sabe a origem da informação, cheque a fonte;

Mensagens instantâneas ou posts em redes sociais também devem ser evitados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar