Participamos do

Coronavírus: Israel avança com protótipos de vacinas contra a Covid-19

Cientistas de institutos do Departamento de Defesa do País estão alcançando resultados positivos para possíveis vacinas para conter a pandemia do novo coronavírus
22:26 | Abr. 03, 2020
Autor Adrielly
Foto do autor
Adrielly Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Israel está prestes a iniciar a fase de testes em animais com protótipo de vacina para o novo coronavírus, a Covid-19. A informação foi dada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que tem destinado, desde fevereiro, cientistas do Instituto de Pesquisa Biológica de Israel (IIBR), que faz parte do Departamento de Defesa do País, à busca por pesquisar e desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus.

Ainda de acordo com Netanyahu, em comunicado emitido dias atrás pelo seu gabinete, o diretor do IIBR, Shmuel Shapira, informou que há um “progresso significativo” referente ao desenvolvimento do protótipo da vacina e que o laboratório irá “iniciar os trabalhos para um teste com animais”.

Outro polo de pesquisa em Israel é o Instituto de Pesquisa MIGAL-Galiléia, na cidade de Kiryat Shmona, que também estão apresentando estudos promissores. Em entrevista ao The Jerusalem Post, o líder do grupo de biotecnologia da MIGAL, Dr. Chen Katz, disse que sua equipe pode estar perto de produzir uma vacina oral, que, se apresentar resultado positivo, pode ser liberada para testes em humanos a partir de 1º de junho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Nosso objetivo é produzir a vacina entre as próximas oito ou dez semanas, para alcançarmos a aprovação de segurança em 90 dias. Essa vacina será oral, tornando-a particularmente acessível ao público geral“, afirmou David Zigdon, presidente do MIGAL, ao jornal israelense.

O primeiro-ministro, que vem atualizando a população sobre os avanços científicos, reiterou em discurso televisivo na última quarta-feira, 1º, que o povo de Israel deve manter se cuidando e que não podem “cair na armadilha da complacência” e que “ainda estamos no auge de um tsunami internacional”. Outro alerta do governante é para que todos usem máscaras, mesmo caseiras, e que as famílias só se reúnam no período da Páscoa caso já estejam isoladas na mesma residência.

Coronavírus no Brasil: casos confirmados chegam a 9.056 e mortes são 359 

O número de casos confirmados de coronavírus, a Covid-19, no Brasil, chegou a 9.056 nesta sexta-feira, 3 de abril (03/04). São 359 mortes registradas até agora, de acordo com informações do Ministério da Saúde (MS). São 1.146 casos a mais em 24 horas. Houve 60 mortes a mais.

Até ontem, quinta-feira, eram 7.910 casos confirmados de coronavírus e 299 mortes registradas. No comparativo, são 39 óbitos mais confirmados, sendo 28 em São Paulo, estado com a maior mortalidade pelo novo coronavírus, com 164 vítima. A Paraíba registrou a primeira morte por Covid-19 conforme o balanço desta quarta-feira. No Nordeste, o maior número de óbitos está concentrado no Ceará e no Pernambuco, com oito mortes cada.
O número de casos confirmados no Ceará do novo coronavírus, a Covid-19, chegou a 658, segundo informações da Secretaria da Saúde. São 22 mortes pela doença até esta sexta-feira, 3 de abril (03/04).

Casos pelo Brasil

 

Por que se chama coronavírus?

O nome "corona" se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura - retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.

Como é a transmissão do coronavírus?

Os coronavírus são transmitidos por ar e por mucosas. O vírus sobrevive bastante tempo em gotículas de espirro e tosse. Para evitar contaminação por meio das gotículas, recomenda-se ficar a pelo menos um metro e meio de pessoas com tosse ou espirrando.

O vírus também está em gotículas aerossóis. Elas são tão minúsculas e finas que ficam suspensas no ar, e contaminam principalmente pessoas que estão em ambientes fechados com ar condicionado.

Veja as recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus:

Lave as mãos frequentemente

Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.

Mantenha distância social

Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.

Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca

As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.

Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar

Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso - dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde

Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Quais os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum:

- Febre

- Tosse seca

- Cansaço

- Dificuldade para respirar em alguns casos

- Pode haver dores no corpo

- Congestão nasal

- Coriza

- Dor de garganta

- Há casos de diarreia

- Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.

Há pessoas que não desenvolvem nenhum sintoma.

Período médio de incubação: cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias - período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Acompanhe o noticiário sobre a pandemia:

Como prevenir o coronavírus

Quais são os sintomas do Covid-19, o novo coronavírus

Saiba como os idosos devem se proteger contra o coronavírus

Quais cuidados devem ser adotados nas escolas sobre o coronavírus

Quais as orientações para viagens de ônibus durante a pandemia de coronavírus

Qual a taxa de mortalidade do coronavírus?

Igrejas recomendam evitar contato em missas para prevenir coronavírus

OMS declara pandemia de novo coronavírus; entenda o que significa

Acontecimentos ligados à pandemia de coronavírus no mundo

Entenda a diferença entre Coronavírus, Covid-19 e Novo Coronavírus

Entenda a diferença entre quarentena e isolamento

Vacina e tratamento para o coronavírus estão próximos, diz OMS

Secretaria da Saúde cria canais de comunicação para informar sobre coronavírus

Novo coronavírus ameaça o esporte mundial e Jogos Olímpicos

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar