Participamos do

Mais de 5 mil exames para identificar Covid-19 foram realizados no Ceará; 81.4% feitos na rede pública de saúde

Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) é referência na identificação e no acompanhamento de doenças de notificação compulsória e de agravos de saúde pública
10:03 | Abr. 02, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Até 31 de março, foram realizados 5.218 exames para identificar a Covid-19 no Ceará. Do total de amostras, 81,4% foram processadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Ceará. O Lacen é a unidade responsável pelo diagnóstico laboratorial da doença respiratória causada pelo novo coronavírus, no Estado.

De acordo com o informe epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde nesta quarta-feira, 1º, o Ceará registrou 445 casos de coronavírus e nove óbitos em decorrência da Covid-19. O exame para detectar o coronavírus também está sendo realizado por laboratórios de saúde privados, que coletam as amostras e as enviam para o Lacen. Das amostras para detecção do coronavírus, 970 (18,6%) foram realizadas por laboratórios particulares, enquanto a maior parte, 4.248, foi processada pelo Lacen.


Antes da pandemia de Covid-19, o Lacen distribuía uma média de 10 kits de swab por dia, que são os recipientes utilizados para a coleta das secreções, a serem utilizadas nos exames. Atualmente, são produzidos 1.300 kits diariamente para a coleta do material.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


A diretora-geral da unidade, Liana Perdigão, explica que, em breve, contará com um reforço na identificação da doença. “Hoje, o Lacen é responsável pela grande maioria das análises, mas isso tende a mudar nos próximos dias. O Hemoce irá se integrar ao sistema, ajudando na realização de análises dos exames PCR coletados pelo Lacen”, afirma Liana.

 

AJUDA DA UFC


Ela acrescenta que a unidade também recebeu auxílio da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do empréstimo de dois equipamentos de PCR pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) e pelo Labomar. “Em dez dias, isso irá permitir a ampliação da capacidade de realização de exames, oferecendo uma resposta mais rápida para a sociedade”, explica a diretora.


O exame para diagnosticar a Covid-19, o RT-PCR, é um teste de biologia molecular que identifica a carga genética do vírus e dura em média oito horas. Pessoas sintomáticas, que estejam com quadro de febre, tosse, coriza, dor de garganta e cefaleia, estão no perfil para realizarem o exame. A Secretaria da Saúde do Ceará reforça que o Hemoce não realiza coleta de exame para coronavírus. Pessoas com indicação para realização do teste de Covid-19 são atendidos nas unidades hospitalares e UPAs.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar