Participamos do

Saiba quando e onde procurar atendimento por suspeita de coronavírus em Fortaleza

Quem sentir sintomas, a depender da gravidade, faixa etária e inserção em grupo de risco, deve procurar, em Fortaleza, postos de saúde ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
23:49 | Abr. 02, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com 563 casos confirmados do novo coronavírus no Ceará, sendo 526 somente em Fortaleza, além de 21 óbitos em todo o Estado, gestores da saúde pública municipal e estadual alertam para a "procura de uma unidade de saúde no tempo certo". 

Em Fortaleza, 50 bairros tem casos confirmados. Por isso, os cuidados devem ser redobrados. "Agora a doença tende a chegar nas áreas mais vulneráveis. Precisamos nos preparar, mas é muito importante que a população mantenha o isolamento social e procure as unidades de saúde no momento correto", indica Joana Maciel, titular da SMS.

Quem sentir sintomas, a depender da gravidade, faixa etária e inserção em grupo de risco, deve procurar, em Fortaleza, postos de saúde ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), na rede municipal, e na rede estadual, os cadastrados no sistema. A Secretaria da Saúde do Estado disponibiliza um site com mapa interativo com informações dos hospitais da rede. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Saiba quando procurar atendimento em Fortaleza

Pessoas com sintomas leves e fora do grupo de risco

Não é indicado procurar nenhuma unidade de saúde, para não sobrecarregar o sistema de saúde. Mas, se sintomas de tosse e febre persistirem por mais de três, é necessário procurar um posto de saúde.

Pessoas com sintomas graves

Quem estiver com um grau maior de febre e tosse, um quadro viral mais severo, é preciso procurar uma das 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Fortaleza, sendo encaminhado para hospitais de referência depois.

Idosos em grupo de risco

Pessoas com mais 60 anos e com histórico de comorbidade e uso de medicações que baixem a imunidade devem procurar serviço de saúde independente da gravidade do sintoma.

Hospitais de referência

Constatada a suspeita do coronavírus, pacientes serão encaminhados para a testagem e, dependendo dos sintomas, levados para hospitais de referência na retaguarda contra a Covid-19. Atualmente, na rede municipal, o IJF-2 já conta com 20 leitos de terapia intensiva para pacientes com quadro mais acentuado. Na rede estadual, o Hospital Leonardo da Vinci recebe pacientes encaminhados com sintomas mais graves, vindo de unidades de saúde seja ela estadual, municipal ou particular.

Durante coletiva nesta quinta-feira, 2, a secretária Joana Maciel e o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, reiteraram que não se deve procurar primeiro os hospitais de referências. Estas unidades hospitalares apenas recebem pacientes previamente encaminhados.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar