PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Força Nacional é cedida ao Ministério da Saúde para auxiliar durante pandemia

O tamanho do efetivo de policiais da Força Nacional de Segurança Pública que atuará não é informado na portaria

08:14 | 31/03/2020
Medida foi publicada nesta segunda-feira, 30 (Foto: Reprodução/Diário Oficial da União)
Medida foi publicada nesta segunda-feira, 30 (Foto: Reprodução/Diário Oficial da União)

Em edição extra do Diário Oficial da União dessa segunda-feira, 30, o Ministério da Justiça autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública para apoiar o Ministério da Saúde durante a pandemia de Covid-19. A Portaria tem validade até 28 de maio, mas pode ser prorrogada.

A Portaria nº 151 define que as ações compreendidas pela autorização são dar auxílio a profissionais de saúde nos atendimentos relacionados ao Sars-Cov-2, dar segurança no funcionamento de centros de saúde, garantir segurança na distribuição e armazenamento de itens médicos, farmacêuticos, alimentícios e de higiene, garantia da segurança e auxiliar no controle sanitário realizado em portos, aeroportos, rodovias e centros urbanos.

A Força Nacional também poderá realizar campanhas de prevenção ou proteção de locais para realizar testes rápidos por agentes públicos. Segundo o documento, o detalhamento das ações deverá ser planejado com a pasta de Saúde, mas coordenada com os governos dos estados e do Distrito Federal.