Participamos do

Universidades produzem podcasts e séries especiais sobre o coronavírus; confira a lista

De casa, professores e estudantes de cursos de comunicação preparam programas informativos em áudio sobre diferentes questões ligadas à quarentena do coronavírus.
14:35 | Mar. 30, 2020
Autor Bruno Balacó
Foto do autor
Bruno Balacó Jornalista de esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Entre as muitas atividades remotas, realizadas de casa, professores e estudantes dos cursos de comunicação de diversas universidades públicas brasileiras tem se mobilizado nesse período de quarentena para produzir podcasts e séries especiais sobre o coronavírus. As produções abordam os mais variados temas: dicas de lazer em tempos de isolamento social, orientações sobre a prevenção ao COVID-19, noticiários com as últimas descobertas científicas, análises e entrevistas com especialistas na área de saúde pública.

Uma das iniciativas que surgiram nesse período foi o podcast "Vida em Quarentena", idealizado por estudantes que integram o projeto de extensão Comunicast, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que conta histórias de período de isolamento. Com o tema “A Quarentena lá fora”, o primeiro episódio foi lançado neste domingo, 29, mostrando como o mundo tem vivido o isolamento, através de histórias de estudantes e moradores de nove países diferentes.

Além da veiculação nas principais plataformas de distribuição de podcast, como Spotify, Deezer e Anchor, os podcasts também estão sendo aproveitados por emissoras de rádio comunitárias de Cuiabá. Coordenador do projeto na UFMT, o professor Luãn Chagas destaca que todo o trabalho de produção, gravação e edição está sendo feito em casa por estudantes que integram os projetos nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Cinema e Audiovisual do Departamento de Comunicação da universidade. "Nosso objetivo é trazer informação e contar as histórias que envolvem esse período, até porque é hora de refletir sobre o que estamos vivendo, sobre a quarentena em diferentes aspectos, dos que tem casa aos que não tem, dos que estão longe de suas famílias às políticas públicas”, destacou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outra iniciativa que surgiu no período foi o "Nós de casa", podcast idealizado por professores do curso de jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz-MA. O material, que vem sendo publicado no perfil do Instagram da Rádio UFMA Imperatriz, é focado em dicas do que fazer em casa em tempos de isolamento social, trazendo dicas de livros, documentários, filmes e palavras de conforto e positividade. “A campanha é para que todos possam mandar seu recado de casa, cuidando de si e de todos. Inicialmente, chamamos os alunos, professores e técnicos da UFMA, mas quem da comunidade quiser enviar será bem-vindo”, convidou a professora Izani Mustafá, uma das idealizadoras do projeto. As dicas podem ser enviadas pelo público para o e-mail do Laboratório de Rádio do curso de Jornalismo da UFMA: radioufmalab@gmail.com.

SÉRIES ESPECIAIS

Além de novos podcasts, as universidades têm produzido séries de especiais em seus projetos de rádio, tanto o de antena quanto o de web. Caso da “Rádio Ponto”, do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que tem feito boletins diários em áudio com informações e entrevistas sobre a COVID-19. Esse exemplo também é seguido também por outras instituições de ensino, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, através Rádio UFRJ e pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que tem lançado diariamente uma série de episódios no podcast UFOP Cast.

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), o podcast Continente, produzido pelos estudantes do curso de Comunicação Social que integram o grupo de extensão Comitê Internacional de Imprensa (CII), deu início à série "Um giro pela pandemia", trazendo relatos de pessoas ao redor do mundo que enfrentam as ameaças ao novo coronavírus.

As rádios universitárias também fizeram programas especiais sobre a temática. Em Recife, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem apresentado no programa “Fora da Curva” uma série especial sobre o novo coronavírus, também disponibilizado em formato de podcast. Já a Rádio da Universidade, da UFRGS, a Federal do Rio Grande do Sul, lançou a série especial "Coronavírus - Universidade Pública". Na capital paulista, a Rádio USP, da Universidade de São Paulo, tem veiculado uma série sobre coronavírus no podcast “USP Analisa”.

Em Natal, a rádio 99 Universitária, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), publica diariamente, desde o último dia 23, ás 10h30min, o “Especial Coronavírus”, também distribuído em formato de podcast.

Em Fortaleza, a Rádio Universitária FM 107.9, da Universidade Federal do Ceará (UFC), preparou uma série de programas e entrevistas para ouvir durante o período de quarentena. Entre os materiais sugeridos pela emissoras está a entrevista histórica com o cantor cearense Belchior, que morreu em 2019.

SERVIÇO

Confira a lista de podcasts e séries especiais sobre coronavírus produzidos pelas universidades brasileiras:

- Podcast “Vida em Quarentena” (UFMT)

- Podcast “Nós de casa” (UFMA)

- Boletins da “Rádio Ponto” (UFSC)

- Boletins da “Rádio UFRJ (UFRJ)

- Podcast Continente: "Um giro pela pandemia" (UFC)

- Podcast UFOP Cast “Coronavírus – COVID-19” (UFOP)

- Programa Fora da Curva (UFPE)

- Podcast USP Analisa (USP)

- Série "Coronavírus - Universidade Pública" (UFRGS)

- “Especial Coronavírus” (UFRN)

- Especial de Quarentena da Universitária FM (UFC)


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar