Participamos do

Flávio Bolsonaro compartilha foto falsa sobre cura de coronavírus

Foto de Walter Balestra registrada em 2019 foi usada fora do contexto por site bolsonarista; o arquiteto estava em UTI para tratamento de um enfisema pulmonar.
09:21 | Mar. 30, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O senador Flávio Bolsonaro compartilhou em rede social uma foto falsa de paciente supostamente curado por Covid-19 com o uso de hidroxicloroquina - substância defendida pelo pai, o presidente Jair Bolsonaro, para tratamento da doença. A imagem havia sido publicada inicialmente em reportagem do site Senso Incomum e ilustrada com foto de um morador de Porto Alegre que não contraiu a doença. A informação foi noticiada pela jornalista Vera Magalhães, do site BR Político.

De acordo com o texto publicado pelo Senso Incomum, quatro pacientes de São Paulo teriam se salvado após o uso do remédio. No entanto, o paciente que aparece em um leito de hospital é o arquiteto Walter Hugo Balestra Palombo, de 71 anos. Ele esteve internado em uma UTI para tratamento de um enfisema pulmonar em julho do ano passado, e participou de reportagem da RBS, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, sobre a possibilidade de parentes acompanharem internados em UTIs de hospitais de Porto Alegre.

O texto do Senso Incomum dá a entender que, assim como Walter, outros três pacientes tiveram alta de um hospital da capital paulista após tomarem doses de hidroxicloroquina por sete dias, sugerindo que a substância tenha de fato a capacidade de curar os infectados. O tratamento, no entanto, não foi comprovado cientificamente. O texto também menciona o depoimento de um médico afirmando que por se tratar de um número pequeno de pacientes, ainda não é possível comprovar a eficácia do medicamento, “mas que a impressão é muito favorável”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após reportagem do BR Político, veiculada no domingo pela manhã, o site acrescentou nota à publicação sinalizando que o uso da imagem de Walter Balestra foi um “erro”. A imagem foi trocada, e na errata o Senso Incomum pediu desculpas à família pelo uso indevido. “Assumimos o erro e retiramos a imagem, que havia aparecido em uma busca no Google sobre ‘hidroxicloroquina + pacientes curados’”, diz a nota. Segundo o Senso Incomum, o texto, no entanto, está correto.

O site Senso Incomum é ligado ao assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Filipe G. Martins. O site nega ser bolsonarista e afirma que Filipe apenas colaborou com o Senso Incomum por um curto período de tempo, em 2017. Também em nota, Flávio reforçou que o conteúdo da matéria é verdadeiro. “O importante é que a cloroquina está funcionando na maioria esmagadora dos casos de pacientes com covid-19, graças a Deus. O próprio site ‘Senso Incomum’ já trocou a foto e manteve o teor da reportagem. Então, caso encerrado”.2

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar