PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Coronavírus: Como fazer a limpeza de computadores e acessórios

Covid-19 pode ser transmitida por objetos e eletrônicos podem ser foco de infecção

Bemfica de Oliva
21:03 | 30/03/2020
Computadores e outros eletrônicos podem ser foco de contaminação do coronavírus; saiba como realizar a limpeza dos equipamentos (Foto: Júlio Caesar)
Computadores e outros eletrônicos podem ser foco de contaminação do coronavírus; saiba como realizar a limpeza dos equipamentos (Foto: Júlio Caesar)

A limpeza de computadores e acessórios é sempre necessária, especialmente em ambientes compartilhados, como escritórios e computadores públicos. Com a pandemia de coronavírus, porém, que já infectou mais de 4.500 pessoas e levou 159 a óbito somente no Brasil, é preciso ter cuidado redobrado.

O mais importante é ter atenção aos materiais e produtos que podem ser utilizados para higienizar estes objetos. Tanto pelas partes eletrônicas quanto pelo acabamento utilizado, as substâncias para limpeza devem ser muito específicas. As dicas são similares à limpeza de celulares e tablets.

Em termos gerais deve-se utilizar um pano de microfibra, que não solta fiapos, e álcool isopropílico em concentração de 70% para a limpeza de eletrônicos. Caso não possua o pano, é possível substituí-lo por papel toalha, mas deve-se prestar atenção para eventuais pedaços que possam se soltar durante o procedimento. Para mouses e teclados externos, é recomendado o uso de cotonetes e palitos de dente; escovas pequenas também podem ajudar. Em todos os casos, é importante que os equipamentos estejam desligados e fora da tomada.

O que não fazer

Antes de mais nada, é importante saber o que não deve ser feito. Substâncias como água, sabão e álcool etílico devem ser evitadas, pois podem danificar os eletrônicos. O mesmo vale para álcool em gel. Panos que soltem fiapos, como flanelas, também não são recomendados, assim como papéis mais finos, a exemplo de guardanapo ou papel higiênico.

Computadores de mesa/desktops

Computadores em que o gabinete e o monitor sejam separados precisam de cuidados específicos para cada parte. A tela deve ser limpa com álcool isopropílico a 70%, com pano de microfibra ou papel toalha. Para o gabinete e a parte traseira do monitor, um pano de microfibra seco é o mais recomendado.

Notebooks

Os computadores portáteis devem ter tratamento diferenciado em cada caso. Há modelos, por exemplo, em que o acabamento é emborrachado, ou de plástico brilhante. Materiais como esses podem descascar ou manchar com o uso de produtos abrasivos. Para a tela a recomendação é a mesma: pano de microfibra ou papel toalha e álcool isopropílico a 70%. O teclado deve ser limpo com os mesmos produtos, mas com cuidado para não vazar líquido para dentro do computador. Essa combinação pode ser usada também para a carcaça de notebooks feitos de metal ou de plástico fosco. Em produtos com acabamento mais delicado, a recomendação é utilizar o pano seco.

Mouses, teclados e outras partes

Os periféricos e acessórios também podem ter a parte externa higienizada com pano de microfibra ou papel toalha e álcool isopropílico a 70%, tomando-se o cuidado de não deixar que o líquido vaze para dentro do equipamento.

Os mouses possuem orifícios e ranhuras muito pequenos para o pano limpar, e que acumulam muita sujeira. Portanto, o uso de palitos de dente é mais eficaz nestes locais. O leitor óptico, o orifício na parte inferior de onde sai a luz quando o mouse está ligado, pode ser limpado com cotonete umedecido em álcool isopropílico a 70%, com cuidado para não encharcar o algodão. As borrachas inferiores do mouse podem ser limpas com pano seco ou umedecido no mesmo álcool isopropílico.

Para a limpeza de teclado externo, primeiro deve-se virá-lo com as teclas para baixo e dar uma leve chacoalhada para a sujeira acumulada no interior cair. É possível bater de leve no produto para garantir maior eficácia nesta etapa do processo. Em seguida, usando uma escova pequena (como uma escova de dentes antiga ou aquelas vendidas como “escova de unhas”), deve-se fazer a limpeza da poeira nas teclas. Por fim, com um pano de microfibra ou papel toalha umedecido em álcool isopropílico, fazer uma limpeza leve no teclado inteiro.

Para cabos, fontes de carregamento de notebooks e outros acessórios similares, a recomendação do pano umedecido em álcool isopropílico se mantém. É preciso ter cuidado, em todos os casos, para que os produtos estejam totalmente secos antes de serem ligados.