PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

A grande pirâmide de Gizé é iluminada com a frase 'Fique em casa'

No Egito, são 656 casos confirmados de coronavírus e 41 mortes registradas.

19:20 | 30/03/2020
Projeção feita na pirâmide de Quéops pede para as pessoas ficarem em casa
Projeção feita na pirâmide de Quéops pede para as pessoas ficarem em casa (Foto: Khaled DESOUKI / AFP)

"Fique em casa, se mantenha em segurança", dizia a mensagem projetada nesta segunda-feira, 30, na grande pirâmide egípcia de Gizé, em alusão às precauções a serem tomadas contra o novo coronavírus.

A mensagem, em inglês e em letras verdes sobre um fundo vermelho, foi acompanhada por outra, em letras azuis, que dizia: "Obrigado a quem cuida de nossa segurança", dirigida aos profissionais de saúde e de segurança mobilizados para combater a pandemia. No Egito, 656 casos de coronavírus e 41 mortes foram registrados oficialmente.

O ministro do Turismo e Antiguidades, Khaled el Enany, disse à imprensa que a "mensagem era para todo o mundo". Enany disse que seu ministério trabalhou "muito duro no saneamento e desinfecção de todos os hotéis, navios, monumentos e museus, para que eles estejam prontos para receber turistas quando a pandemia passar".

O turismo é uma importante fonte de renda na economia egípcia e foi gravemente afetado pelos anos de instabilidade política que se seguiram à revolta de 2011. Para o setor, que desde 2017 registrou um retorno progressivo de visitantes estrangeiros, a pandemia da covid-19 foi um duro golpe. "Perdemos bilhões de dólares, mas nossa prioridade é muito clara: a saúde dos egípcios e turistas", disse o ministro na noite desta segunda-feira, sem detalhar as perdas relacionadas à pandemia.

Autoridades decretaram a suspensão de voos internacionais e o fechamento de museus e sítios arqueológicos até 15 de abril.

bur-emp/mdz/jvb/bl/jc/mvv