Participamos do

Latam e Gol voltam a operar com "voos essenciais" no Ceará neste sábado; Azul suspende temporariamente as operações no Estado

A retomada das atividades ocorre após uma semana de ajustes na malha aérea brasileira, reavaliada em função do avanço da covid-19 no País
16:58 | Mar. 27, 2020
Autor Bruno Balacó
Foto do autor
Bruno Balacó Jornalista de esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A partir deste sábado, 28, as três principais companhias aéreas brasileiras (Latam, Gol e Azul) darão início a um período em que irão operar apenas com voos considerados essenciais para as capitais dos 26 estados e o Distrito Federal, além de outras 19 cidades do País. A medida, tomada em caráter de combate ao avanço do novo coronavírus pelo País, foi anunciada nesta sexta-feira, 27, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília.

Os ajustes na malha aérea do Brasil foram finalizados quatro dias após uma reunião com representantes da Anac, das companhias aéreas, do Ministério de Infraestrutura e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), de forma que nenhum estado ficasse sem pelo menos uma ligação aérea. As ações terão validade até o fim de abril.

De acordo com a agência reguladora, os voos, com frequências semanais, serão distribuídos da seguinte forma: 723 voos no Sudeste, 153 na região Nordeste, 155 voos no Sul, 135 no Centro-oeste e 75 voos para a região Norte. Desse total, 483 voos serão operados pela Latam, 405 voos pela Azul e 353 voos pela Gol.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Ceará, a medida impacta em voos da Latam e da Gol entre as companhias nacionais. Já a Azul decidiu suspender os voos previstos para o Ceará, no período entre 25 de março e 30 de abril. Como reflexo da queda da demanda no período de pandemia do coronavírus, a companhia decidiu reduzir sua capacidade consolidada em cerca de 90% até o fim de abril, operando somente com 70 voos diários para 25 cidades brasileiras, sem incluir as cidades cearenses em suas rotas.

Questionada pelo O POVO Online sobre sua oferta de voos para o Ceará no período de pandemia do coronavírus, a Latam Airlines Brasil informou que está trabalhando em ajustes da sua malha aérea doméstica e internacional na medida em que a demanda continua a cair e existem cada vez mais restrições nas fronteiras. Informou também que, nos próximos dias, esses ajustes serão anunciados.

Conforme a Latam anunciou no último dia 16 de março, o Grupo já reduziu 90% de todas as suas operações internacionais e 40% de todas as operações domésticas do Grupo no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e Equador.

Já a Gol informou que a partir deste sábado, 28, vai centralizar suas rotas no aeroporto de São Paulo, Guarulhos. Com isso, a prioridade será atender aos clientes que tenham voos essenciais, que deslocarão os passageiros para as principais capitais e, sob demanda, para destinos regionais e internacionais. A medida vale até o dia três de maio. No Ceará, a companhia informou ao O POVO Online que vai oferecer um voo diário de Fortaleza a São Paulo, às 15h25min. E outro de São Paulo para Fortaleza, às 11h15min.

Nesta sexta-feira, a Anac também divulgou um balanço com dados sobre o impacto recente nas operações das companhias aéreas nacionais. "Com a redução drástica de voos em março, em decorrência da pandemia do coronavírus, havia o risco de uma paralisação total do serviço. A malha emergencial é 91,61% menor do que a originalmente prevista pelas empresas para o período. Considerando a programação da Gol, Azul e Latam, a queda é de 56,06% das localidades atendidas, passando de 106 para 46. O número de voos semanais passou de 14.781 para 1.241", informou a Anac.

SERVIÇO

A consulta dos voos programados para o Ceará pode ser feita aqui, fornecendo a empresa área, a origem e a data.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar