PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Para evitar infecção por coronavírus, Hemoce marcará horário para doações de sangue

O agendamento é feito através de um link, onde é possível escolher local e horário disponíveis para doação. Telefone do órgão também oferece atendimento

21:14 | 22/03/2020
Brasília - Na Semana Nacional de Doação de Sangue, hemocentros intensificam campanhas de mobilização, principalmente de jovens doadores voluntários. Em Brasília, Joaquim Ribeiro participa do esforço. 
Foto: Elza Fiúza/ABr (Foto: Elza Fiúza/ABr)
Brasília - Na Semana Nacional de Doação de Sangue, hemocentros intensificam campanhas de mobilização, principalmente de jovens doadores voluntários. Em Brasília, Joaquim Ribeiro participa do esforço. Foto: Elza Fiúza/ABr (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Por conta da pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) disponibilizou ferramenta online para agendar doações de sangue.

O agendamento é feito através de um link, onde é possível escolher local e horário disponível para doação. Telefone também está disponibilizado para marcar atendimentos.

Clique aqui para fazer o agendamento

A ferramenta está disponível para as unidades de Fortaleza e Interior. "As doações não podem parar, mas neste momento delicado é importante receber os voluntários com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Com o agendamento, o doador escolhe o horário e onde quer doar, desta maneira vamos controlando o fluxo de pessoas por dia", conta Luciana Carlos, diretora do Hemoce.

O órgão reforça que a convocação é para voluntários jovens e saudáveis. "Na situação atual, a gente aconselha que aquelas pessoas acima de 55 anos de idade fiquem em casa, façam a quarenta e se preservem mais. Neste momento, o convite da solidariedade é direcionado aos voluntários mais jovens e saudáveis e que venham doar individualmente, sem acompanhantes”, disse Luciana Carlos.

Locais para doar

Em Fortaleza, são três unidades que realizam coleta de sangue. Nos próximos dias o Hemoce pretende oferecer mais locais para doação. A expectativa é montar postos de coleta em bairros ou municípios que ainda não têm unidade para que a população tenha de fazer o menor deslocamento possível.

O Hemoce conta ainda com hemocentros regionais em Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Quixadá e Iguatu.

Confira abaixo os endereços de Fortaleza

> Hemocentro Coordenador
Av. José Bastos, 3390 - Rodolfo Teófilo.

Horário de funcionamento:
7 horas às 18h30min, de segunda à sexta-feira;
7 horas às 17h30min, aos sábados e domingos

> Posto de Coleta IJF
Rua Barão do Rio Branco, 1816 - Centro

Horário de funcionamento:
7 horas às 18 horas, de segunda à sexta-feira;
7 horas às 18 horas, nos sábados, domingos e feriados


> Posto de Coleta - Praça das Flores
Av. Desembargador Moreira - Aldeota


Horário de funcionamento: 7 horas às 18 horas, de segunda à domingo

> Posto de Coleta - Shopping RioMar Fortaleza
Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - De Lourdes/ Piso E2, próximo ao Detran

Horário de funcionamento:
Está temporariamente fechado

Clique aqui para conferir os endereços dos postos de coleta em todo o estado

Medidas de prevenção

O Hemoce estabeleceu nova rotina de prevenção em todas as unidades para evitar a propagação vírus e oferecer maior segurança aos doadores. Atualmente é realizada a higienização com álcool gel nas mãos de todas as pessoas que chegam ao hemocentro, limpeza a cada hora das maçanetas de portas e corrimãos de escadas e distanciamento entre as cadeiras da recepção e coleta para evitar contato físico entre doadores.

Na recepção, os profissionais já verificam se os candidatos a doação estão com algum sintoma associado à gripe ou resfriados. Essas pessoas são orientadas a realizar a doação em outro momento. Foram reforçadas medidas também durante a triagem clínica dos candidatos.

De acordo com determinação do Ministério da Saúde, as pessoas que viajaram para áreas de riscos não podem fazer a doação por pelo menos 30 dias. Já aquelas que tiveram confirmação de infecção pelo vírus ficam inaptas por 90 dias.

Para doar

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e portar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis. O termo está disponível para download no site.

O tempo da doação varia, em média, de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue, é possível salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses e, no máximo, quatro vezes por ano. Já as mulheres têm a possibilidade de doar a cada três meses, desde que totalizem até três doações por ano.

Serviço

Agendamento:
Telefone: (85) 3101.2305
Whatsapp: (85) 3101.2296