Participamos do

Com 1° registro de Covid-19, Cidade de Deus se torna primeira comunidade do RJ a apresentar caso

O combate ao coronavírus em comunidades preocupa especialistas, já que periferias sofrem com más condições de acesso à água e saneamento
14:00 | Mar. 22, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A comunidade Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, registrou primeiro caso de morador diagnosticado com Covid-19. As informações são do G1.

Conforme site oficial da Prefeitura do Rio, esse é o primeiro caso confirmado de coronavírus em uma comunidade carente. Especialistas estão alarmados com a situação, já que moradores dessas regiões sofrem com más condições de saúde e saneamento. A situação de vulnerabilidade social é desfavorável ao combate da doença.

Última contabilização mostra Rio de Janeiro com 119 casos confirmados de Covid-19. Secretaria Estadual de Saúde divulgou informação neste sábado, 21. Ao todo, três pessoas morreram por conta da doença no estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A morte mais recente ocorreu em Petrópolis, na Região Serrana. Os outros dois óbitos foram em Miguel Pereira e Niterói, Região Metropolitana. Conforme secretaria, todas as vítimas eram idosos e tinham outras doenças.

Combate ao Covid-19 é desafio em comunidades

Segundo informações da Agência Brasil, a Organização Não Governamental Observatório de Favelas, fará nove entrevistas nos próximos dias com especialistas em diversas áreas para produzir conteúdo com orientações sobre a prevenção do novo coronavírus destinado a comunidades e periferias.

Ao final das entrevistas, a ONG pretende lançar uma cartilha nacional com orientações para diversas realidades de favelas e periferias.

O primeiro assunto a ser tratado é a higiene das mãos, para qual há uma proposta de diluir um sabão em barra em dois litros de água.

Segundo a ONG, que ouviu Andreza Rodrigues Nakano, professora de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a mistura rende até 12 lavagens e pode funcionar como uma alternativa par famílias que não têm acesso a água todos os dias. Mais dois litros de água podem ser usados para enxaguar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar