PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Bancos e lotéricas não funcionam em Sobral a partir desta segunda-feira

Supermercados funcionarão somente através de entregas; Prefeitura afirma que persistência das aglomerações motivou o endurecimento das medidas

Leonardo Maia
10:24 | 22/03/2020

A partir desta segunda-feira, 23, o município de Sobral, localizado a 234 quilômetros de Fortaleza, não terá funcionamento de bancos e lotéricas como medida para conter o avanço do novo coronavírus. Além disso, alguns dos serviços essenciais, como supermercados, funcionarão somente através de entregas.

A Prefeitura de Sobral, por meio de sua assessoria, afirmou que as novas medidas foram tomadas devido a observação de aglomerações mesmo com as restrições feitas na publicação de decreto do governador Camilo Santana, na última quinta-feira, 19. Bares, igrejas, restaurantes, entre outros estabelecimentos foram proibidos de funcionar no município.

Ivo Gomes, prefeito de Sobral, foi fiscalizar pessoalmente, neste sábado, 21, os comércios que resolveram abrir na cidade. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o chefe do Executivo municipal dialogando com comerciantes que desobedeceram o decreto.

De acordo com a assessoria do órgão, essa foi uma medida para tentar conter o avanço da pandemia na cidade. O prefeito, que testou negativo para coronavírus nessa quinta-feira após sentir dor de garganta e febre, resolveu fiscalizar a cidade apesar das recomendações de quarentena divulgadas pelo Ministério da Saúde. 

Como efetivo para fiscalização, a cidade conta com fiscais da secretaria municipal do Urbanismo e Meio Ambiente, além de guardas municipais. Questionada pelo O POVO, a assessoria não soube informar se o prefeito pretende continuar fazendo a fiscalização pessoalmente nos próximos dias, quando a cidade deve endurecer as medidas.

Ivo estava isolado desde a semana passada, quando começou a sentir sintomas e resolveu fazer o teste para a doença. Ele está entre os seis casos descartados divulgados nesse sábado pela Secretária da Saúde de Sobral. A cidade conta ainda com um caso confirmado e 59 suspeitos, segundo o boletim.