Participamos do

Agefis atua no fechamento de comércios e festas em Fortaleza

Agefis realizou, desde a última segunda-feira, 16, fiscalização em 160 estabelecimentos. Na noite deste sábado, 21, ação para evitar aglomerações ocorreu no bairro Canindezinho
10:39 | Mar. 22, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O foco inicial das ações da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), que era de localizar pontos de venda irregular principalmente de álcool em gel e outros utensílios de combate ao Covid-19, está mudando. As fiscalizações continuam, mas  a atuação agora se baseia também no alerta para o fechamento dos comércios e encerramento de festas. Na noite deste sábado, 21, foi realizada operação conjunta em uma festa que acontecia em via pública no bairro Canindezinho. 

Fiscais da Agefis, juntamente com a Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam),  o motopatrulhamento da Coordenadoria de Proteção Comunitária da Guarda Municipal de Fortaleza (COPCOM) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), apreendeu equipamentos de som para cessar a poluição sonora. As pessoas presentes foram orientadas a evitar aglomerações. Mesas e cadeiras foram apreendidas e o responsável foi autuado por obstrução do logradouro público.

Neste sábado (21/03), os fiscais da Agefis, com o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), fiscalizaram áreas do entorno da José Avelino, praça da Lagoinha, Mercado São Sebastião, Mercado dos Pinhões e praia de Iracema. As equipes também realizaram alertas a estabelecimentos comerciais abertos ao público.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde a última segunda-feira, 16, o órgão fiscalizou 160 estabelecimentos e notificou 69. 

Informações

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) vem atuando no cumprimento do que determina o decreto com relação às feiras públicas e atividades em espaços públicos.

Praias
- Diariamente na Beira-Mar
- Ações sábado e domingo na Praia de Iracema

Feiras
- ações na feira da Parangaba desde sábado para evitar a feira no domingo.
- ação no Mercado dos Pinhões na sexta
- ação sexta e sábado na Praça da Lagoinha
- ação em todo o Centro da cidade sábado

Festas
- festa encerrada no bairro Canidezinho sábado à noite
- ação em um bar para evitar que ocorresse uma festa na quinta-feira.

As equipes também realizaram alertas a estabelecimentos comerciais abertos ao público, sem aplicar autuações.

Mercados com venda de alimentos, como o Mercado São Sebastião, podem permanecer funcionando, mas apenas para a comercialização de produtos alimentícios. Nesse locais, as praças de alimentação devem suspender o atendimento ao público, podendo manter apenas a realização de serviços de delivery.

O Decreto nº 33.519/2020, publicado pelo Governo do Ceará quinta-feira (19/03), contem as instruções para o fechamento do comércio em todo o estado, como medida de enfrentamento contra o novo coronavírus.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar