PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Dois PMs são postos em quarentena com sintomas de coronavírus em Fortaleza

Em nota enviada neste domingo, 22, a PMCE afirma que os conteiners serão higienizados na segunda-feira, 23, e que o equipamento do Vila Velha está fechado

Jéssika Sisnando
19:27 | 21/03/2020

Atualizada às 12h53min deste domingo, 22

Dois policiais militares foram colocados em quarentena após apresentarem sintomas de coronavírus na Capital. O caso foi registrado no bairro Vila Velha, neste sábado, 21. Os PMs trabalhavam em um contêiner, que está isolado e será higienizado, segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar do Estado (PMCE).  Não estava confirmada a higienização, mas neste domingo, 22, a corporação enviou nota informando que todos os conteiners vão passar por higienização e que o equipamento do Vila Velha foi fechado.

Conforme a PMCE, qualquer pessoa que apresente o quadro de suspeita da covid-19 fica em quarentena, seguindo orientação das entidades de saúde pública do Estado. "E nós seguiremos essa orientação", afirma o comando policial. 

Neste sábado, 21, chegou a 84 o número de casos confirmados de coronavírus no Ceará. Em todo o Brasil, a covid-19 contabiliza 1.128 casos. Entre as medidas adotadas pelo governador Camilo Santana está o decreto estadual para que permaneçam fechados os estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, lanchonetes, museus, templos, igrejas, instituições religiosas, comércio e serviço como shopping centers.

No entanto, podem seguir funcionando supermercados, farmácias e locais que prestem serviço a saúde. Industrias farmacêuticas, de produtos alimentares, obras públicas, distribuidoras de energia, água, gás e telecomunicações, produtos de limpeza e higiene também continuam podendo funcionar.

Além da paralisação nas escolas estaduais, municipais e particulares. No serviço de transporte público, em Fortaleza, os ônibus seguem funcionando e foi informado que há higienização dos veículos diariamente.

Policiais militares e civis realizam ações nas ruas de conscientização e de fiscalização para os estabelecimentos que insistem em descumprir o decreto estadual. 

O POVO listou principais sintomas do novo coronavírus e formas de prevenção:

Sintomas:

Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum, sendo principalmente respiratórios. Febre, tosse e dificuldade para respirar são os principais sintomas conhecidos até o momento. Alguns casos podem apresentar também infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

O período médio de incubação por coronavírus é de cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias - período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. Dados preliminares do coronavírus sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Porém, não se sabe de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >