Participamos do

Sesa suspende cirurgias de menor grau de complexidade durante pandemia do coronavírus no Ceará

Cirurgias de maior grau de complexidade, como de tratamento contra câncer ou que possam resultar no agravamento do quadro clínico do paciente estão mantidas
22:01 | Mar. 20, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) definiu que cirurgias que "tratem de lesões benignas e que possuam caráter de eletividade bem definido" estão suspensas durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no Ceará. Procedimentos odontológicos e atendimento eletivo em ambulatórios e policlínicas, estão suspensos desde o dia 19 de março.

Cirurgias de maior grau de complexidade, como de tratamento contra câncer e procedimentos que possam resultar no agravamento do quadro clínico do paciente estão mantidas. Após o surto, a realização de cirurgias deve obedecer a novas regras.

"A retomada das cirurgias eletivas suspensas, quando autorizadas, deverá observar a ordem cronológica dos procedimentos, a contar do início da suspensão", diz texto publicado no Diário Oficial do Estado e assinado pelo secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o dr. Cabeto, na edição desta sexta-feira, 20, do documento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A medida vem para conter o avanço da pandemia e auxiliar profissionais de saúde, que podem se dedicar ao tratamento de pacientes com coronavírus. Em outra ação da Sesa, a secretaria assumiu a administração do Hospital Leonardo da Vinci, unidade particular que estava desativada, para concentrar o atendimento a casos de coronavírus no Estado a partir deste domingo. 

As informações sobre a remarcação ou suspensão dos procedimentos serão unificados em um sistema entregue às unidades de saúde pela Secretaria da Saúde. Na hipótese de o hospital não conseguir contato com o paciente da cirurgia, esta deve ser mantida, conforme a portaria.

Confira lista de serviços de saúde suspensos

Cirurgias:

Eletivas plásticas

Bariátricas

Tireoidectomias não neoplásicas

Fundoplicatura gástrica

Reconstrução de trânsito
Hemorroidectomias

Ortopédicas

Hiperplasia benigna da próstata

Cálculos renais não obstrutivos e sem
comprometimento da função renal

Adenoamidalectomia

Septoplastia

Herniorrafia inguinal ou incisional

Colelitíase assintomática

Outros procedimentos

Outros serviços:

Atendimento odontológico

Atendimento eletivo em ambulatórios e policlínicas do Estado 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar