PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Governo brasileiro proíbe entrada de estrangeiros de 12 blocos e países com maiores números de coronavírus

Os Estados Unidos, com sexto maior número de coronavírus, entretanto, registrando 14 mil casos, ficou de fora da restrição

11:51 | 20/03/2020
Movimentação no aeroporto de Fortaleza (Foto: Sandro Valentim)
Movimentação no aeroporto de Fortaleza (Foto: Sandro Valentim)

O Governo brasileiro publicou portaria na noite desta quinta-feira, 19, que proíbe a entrada de estrangeiros de 12 países e blocos por vias aéreas por 30 dias. O Ministério da Justiça justificou a escolha baseado no maior risco de contágio. A entrada de brasileiros e tráfego de cargas continua liberado.

Na lista estão a China e todos os países que compõe a União Europeia, além de Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Irlanda do Norte, Austrália, Japão, Malásia e Coreia do Sul.

Os Estados Unidos, com sexto maior número de coronavírus, entretanto, registrando 14 mil casos, ficou de fora da restrição. O Ministério foi questionado, mas não forneceu a justificativa para que o país não integrasse a lista. A medida foi publicada na Edição Extra do Diário Oficial.

A portaria não vai restringir a entrada de estrangeiros com residencia fixa no Brasil, que estejam em missão de organismos internacionais, que estejam vindo para se reunir com a família, que sejam do interesse do governo ou diplomata.

Ainda no mesmo dia, o Governo decidiu fechar as fronteiras terrestres com países da América do Sul, com exceção do Uruguai. Para a Nação, as negociações ainda estão em andamento.