Logo O POVO+
Moraes manda mensagem a bolsonaristas às vésperas do 7 de setembro
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Moraes manda mensagem a bolsonaristas às vésperas do 7 de setembro

A decisão do Supremo pode tanto dissuadir os mais afoitos quanto mobilizar ainda mais esses grupos que devem estar nos protestos de terça-feira que vem, engrossando o evento
Tipo Análise
Alexandre de Moraes revogou decisão, ontem, e liberou matérias que havia censurado (Foto: Rosinei Coutinho/STF)
Foto: Rosinei Coutinho/STF Alexandre de Moraes revogou decisão, ontem, e liberou matérias que havia censurado

 Às vésperas do 7 de setembro, o ministro do STF Alexandre de Moraes enviou claro recado àqueles apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que pretendam extrapolar nos atos de rua no feriado da independência. Convém pensar duas vezes antes de qualquer gesto mais excessivo, sinalizou o magistrado.

A prisão de uma liderança bolsonarista e do blogueiro Wellington Macedo, cearense de Sobral, coloca mais lenha na fogueira das manifestações.

A decisão do Supremo pode tanto dissuadir os mais afoitos quanto mobilizar ainda mais esses grupos que devem estar nos protestos de terça-feira que vem, engrossando o evento.

Ao determinar a detenção desses aliados exatamente por financiar atos antidemocráticos ligados ao 7/9, Moraes, contudo, dá mostra de que não irá recuar.

A investida do ministro se soma a ações recentes, que resultaram na prisão de Roberto Jefferson e de Daniel Silveira, ambas com propósito de apurar ataques às instituições, dentro do rol de inquéritos que tramitam na corte.

Qual o efeito do episódio desta sexta-feira sobre a organização da manifestação a favor do presidente? É preciso aguardar o 7/9 para saber. Mas, quem for ao ato sabe desde já que, num dos vértices da Praça dos Três Poderes, Moraes vai estar acompanhando tudo com lupa.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?