Logo O POVO+
Aliados se dividem entre Sarto e Samuel; Cid e Ciro tendem para Idilvan
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Aliados se dividem entre Sarto e Samuel; Cid e Ciro tendem para Idilvan

Tipo Notícia
Debate entre pré-candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Debate entre pré-candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza

A uma semana do encerramento do ciclo de debates internos que o PDT vem fazendo entre os cinco prefeituráveis da legenda à Prefeitura de Fortaleza, a base aliada na Câmara está dividida.

Uma ala tende para o deputado estadual e presidente da Assembleia, José Sarto. Outra, minoritária, demonstra predileção por Salmito Filho, deputado pedetista mais votado em 2018 entre os participantes.

Um terceiro grupo, cada vez mais numeroso, tem avaliado como boas as chances de Samuel Dias, secretário de Governo licenciado e nome com total simpatia do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Reservadamente, vozes da legenda e de siglas aliadas acompanham com interesse as conversas entre os cotados para a sucessão.

Além de Sarto, Samuel e Salmito, integram o grupo o deputado federal Idilvan Alencar e o secretário licenciado da Regional 2, Ferruccio Feitosa.

Ex-secretário da Educação, Idilvan tem o estímulo dos irmãos Cid e Ciro Gomes. Na última segunda-feira, 3, o próprio prefeito ligou para o parlamentar e o cumprimentou pelo “excelente desempenho” nos debates.

O PDT também fez pesquisas qualitativas para aferir a recepção popular a cada um dos cinco nomes trabalhistas apresentados como virtual opção eleitoral.

“As pesquisas indicam uma percepção positiva com relação a essas ‘lives’ como parte do processo de escolha do candidato”, disse uma fonte do entorno de RC.

Questionado sobre o que os levantamentos mostraram sobre o desempenho individual dos pré-candidatos, disse que não tinha detalhes.

Falou ainda que “Idilvan está indo muito bem”, mas ponderou que “outros aspectos serão levados em consideração para chegar ao nome que enfrentará a oposição nas eleições”, como a “escuta dos aliados e, principalmente, pesquisas qualitativas”.

Em relação à preferência de Cid e Ciro, opinou que “eles não definirão o escolhido a partir de suas simpatias pessoais”.

E acrescentou: “Se fosse assim, Sarto seria o escolhido, afinal, todo mundo sabe da amizade e ligação política história que o Ciro tem com ele”.

Outro fator apontado como elemento importante na decisão a ser tomada dentro do PDT é a proximidade com RC. Sobre isso, um parlamentar declarou, também informalmente, que, do grupo que vem se encontrando, há nomes mais ou menos familiares ao prefeito.

Perguntado se Idilvan é um deles, brincou: “Acho que tem gente mais próxima”. Em seguida, indicou que essa proximidade com o gestor “é um elemento importante, mas não é decisivo para a escolha do nome”.

Os dois últimos encontros do PDT entre os prefeituráveis estão previstos para a terça-feira e quinta da semana que vem.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?