Logo O POVO+
Cidade mais de esquerda do Ceará elege 1º prefeito do Psol no Estado contra prefeita do PT
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Cidade mais de esquerda do Ceará elege 1º prefeito do Psol no Estado contra prefeita do PT

Agricultor sem instrução formal era único candidato sem nenhum partido aliado. Derrotou um odontólogo e a atual prefeita, do PT, que é professora universitária e cursa doutorado
Tipo Notícia
Edson Veriato é primeiro prefeito eleito pelo Psol no Ceará (Foto: TSE)
Foto: TSE Edson Veriato é primeiro prefeito eleito pelo Psol no Ceará

Quando algum conservador quiser se contrapor a uma pessoa de esquerda, pode adaptar o chavão "vá pra Cuba" à realidade do Ceará e mandar: "Vá para Potengi". O município do Cariri oeste, distante 496,1 km, elegeu o primeiro prefeito do Psol no Ceará.

O prefeito eleito é Edson Veriato (Psol), agricultor, radialista e líder comunitário de 34 anos. Não teve educação formal. No grau de instrução, informa que lê e escreve. Concorreu sem coligação com nenhum outro partido. Teve 58,89% dos votos.

Derrotou a atual prefeita, Alizandra Gomes, que é do PT. Ela concorreu em coligação com MDB e DEM. Teve 39,49% dos votos. Alizandra é enfermeira, professora de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (Urca) e atualmente cursa doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). No julgamento do eleitor, a diferença na instrução à qual ela teve acesso não fez diferença a favor dela.

Havia uma terceira candidatura, de partidos mais conservadores. O odontólogo Samuel Tenório concorreu pelo PSD, apoiado pelo PSDB. Ele desistiu no sábado véspera da eleição e declarou apoio a Veriato. O candidato do PSD ainda teve 1,62% dos votos.

Adendo: das nove cadeiras na câmara Municipal, três são do Psol e três do PT. Há ainda duas do PSD e uma do MDB.

Veja o resultado da apuração em todos os municípios do Ceará

Como ficou o mapa político do Ceará

Veja como ficou a Câmara Municipal de Fortaleza; Psol volta a ter representantes e direita avança

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?