PUBLICIDADE

Semana dos museus

01:30 | 13/05/2019

Sempre é tempo de celebrar nossa cultura. De 13 a 19 de maio ocorre a 17ª edição da Semana Nacional de Museus, uma temporada anual provocada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta edição, 1.114 instituições de cultura de todo o País irão oferecer mais de 3 mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e outros eventos. Em Fortaleza, diversos espaços recebem programação. Hoje, a Vumbó traz uma curadoria do que você encontrará em Fortaleza durante os próximos dias. Confira!

Mini-museu

A 70ª edição do Salão de Abril segue com programação em Fortaleza até 30 de junho. Entre os espaços que o evento ocupa, o Minimuseu Firmeza é uma boa dica para visitar nesta semana. Fundado por Nilo e Nice Firmeza, o sítio, localizado no Mondubim, tem ainda seu acervo próprio, que traz muito da história das artes do Ceará e a história afetiva do casal. O local funciona de quinta a sábado. Onde: rua Waldir Diogo - Mondubim.

Museu da Indústria
Museu da Indústria

Museu da Indústria

O Museu da Indústria, localizado no Centro de Fortaleza, é uma opção para esta semana, aderindo à Semana dos Museus. O evento terá as exposições Ceará Design e Carnaúba - Árvore da Vida. Nos dias 14 e 15, a partir das 9 horas, será realizada uma ação educativa, com mediação teatral na exposição Carnaúba. A ação é voltada para grupos pré-agendados (3201 3901 ou museu.educativo@sfiec.org.br). Haverá ainda a oficina "Patrimônio e memória na poética da gravura em papel", no dia 18, de 14h às 16 horas. Onde: rua Dr. João Moreira, 143 - Centro.

Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar com seus Museu de Arte Contemporânea do Ceará e Museu da Cultura Cearense, também entra no roteiro da Semana Nacional dos Museus. A agenda começa amanhã, seguindo até o dia 19 de maio. Nesta terça, às 14 horas, a palestra "Territórios da Museologia e Educação Museal" acontecerá no Auditório do Dragão do Mar. Na quarta, a oficina "Processos da Mediação Cultural" será ministrada por Rachel Bittencourt no miniauditório, às 14 horas. Entre outras programações, no domingo, último dia do ciclo, haverá a apresentação "Narrativas Negras", com Jorge Silvestre e Davis Felício. Será às 18 horas, também no miniauditório.

Mauc

A programação do Museu de Arte da UFC (Mauc) começa nesta segunda. Com oficinas, rodas de conversa, lançamento de livro, entre outras ações, a agenda do espaço será intensa. Na abertura, hoje, às 8 horas, terá a atividade "Ocupação cultural: a negritude no fio da palavra", com performance poética de Pedro Henrique Oliveira da Silva, além de outras ações. Onde: Avenida da Universidade, 2854 - Benfica.

TAGS