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Ceia de Natal sem culpa

01:30 | 16/12/2019

Neste período de tantas confraternizações natalinas, é comum as pessoas ficarem preocupadas com os exageros na alimentação e com o temido aumento de peso. Mas, uma coisa é certa: a maneira como você conduz sua alimentação durante todo o ano é muito mais importante do que o que você come durante alguns dias de dezembro. No entanto, essa afirmativa não deve abrir precedentes para (mais) exageros tão típicos dessa época.

Mas, fiquem calmos, é possível passar por esse período sem abrir mão da ceia de Natal tão esperada, das sobremesas que mais gostamos ou daquela comida que você esperou o ano todo para comer, como a deliciosa rabanada.

Veja algumas dicas para não exagerar nas festas de final de ano, ter uma ceia mais saudável e começar 2020 com o peso em dia e saudável.


1Sempre se pese. Quando uma pessoa mantém o hábito de se pesar, ela consegue ser mais responsável em relação ao próprio peso. A balança nos lembra de comer alimentos saudáveis e ficar longe dos doces tentadores, além de observar mais as calorias dos alimentos, porque sabemos que vamos ter que pesar no dia seguinte;

2Seja moderado. É interessante comer refeições mais leves e regulares nos dias anteriores às confraternizações. Essa medida ajuda a evitar a ingestão exagerada de comida. Passar o dia sem comer, porque já vai comer mais nas festividades não é uma boa estratégia. Chegaremos famintos nas confraternizações e comeremos mais do que normalmente faríamos;

3Continue sua rotina de atividade física. A rotina de manter atividade física nos ajuda a seguir com o mesmo gasto energético que temos durante os outros meses do ano e, dessa forma, não perder a motivação de alimentar-se bem e exercitar-se, além de eliminar as calorias dos exageros das "confras".

4Escolha alimentos saudáveis e apetitosos para a ceia natalina. Lentilhas, ervilhas, grão de bico são boas pedidas, porque são alimentos proteicos, ricos em fibras minerais, promovem a saciedade e são bem versáteis. Pode-se fazer pratos frios e quentes com esses alimentos. Outro grupo de alimentos bem-vindo nas ceias são as oleaginosas: amêndoas, castanhas, nozes. Além de apetitosas, são alimentos ricos em minerais e fontes de gorduras boas. O famoso peru que não pode faltar fornece proteína de qualidade e ainda podemos usar várias frutas apetitosas e nutritivas como sobremesas.

Fonte: a nutricionista Mirella Costa, da clínica Sommis (@saudesomnis e (85) 98673 6030)

Agora, é só planejar uma ceia leve, apetitosa e saudável e aproveitar sua festa natalina.

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