PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

72 anos da associação de amadores de astronomia

05:00 | 11/02/2019
O Observatório Popular Flamarion, edificado no telhado da casa do poeta e pintor Otacílio de Azevedo, localizada na Rua Jaime Benévolo, em Fortaleza
O Observatório Popular Flamarion, edificado no telhado da casa do poeta e pintor Otacílio de Azevedo, localizada na Rua Jaime Benévolo, em Fortaleza

Car@s amig@s leitores da coluna Visões do Cosmos, o dia 26 de fevereiro se aproxima e, nessa data, comemoramos o 72º aniversário de fundação da primeira associação de amadores de astronomia do Brasil - a Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), fundada por Rubens de Azevedo em 26 de fevereiro de 1947. Portanto, não poderíamos deixar de prestar essa justa homenagem.

O pioneirismo do mestre Rubens não fica só na fundação da SBAA. Em 1948, fundou, juntamente com seu pai, o poeta e pintor Otacílio de Azevedo e o amigo Beni Maciel da Silveira, o primeiro observatório popular do Ceará - Observatório Popular Flamarion. Ainda em 1948, desenhou o primeiro mapa lunar brasileiro com 80 centímetros de diâmetro, que se encontra exposto no Museu Nacional de Astronomia no Rio de Janeiro.

Rubens também foi o primeiro a pensar na instalação de um planetário no Ceará. Hoje, o Ceará é o único estado brasileiro com três planetários digitais, dentre eles, o Planetário do Centro Dragão do Mar que leva seu nome.

O eclipse solar de 1947 foi observado no mesmo local do Observatório Popular Flamarion, residência de Otacílio Azevedo, na ocasião reuniram-se em 1947 sócios e amigos da SBAA para apreciar o fenômeno que foi observado através do refrator "VION" de 61mm de Rubens de Azevedo posto à disposição da SBAA.

PARA OBSERVAR

O céu de fevereiro nos traz importantes constelações que hospedam belíssimos objetos astronômicos para observação com pequenos telescópios.

Olhando para o Leste (nascente), por volta das 21 horas, o observador encontrará duas importantes constelações celestes - Virgem e Leão.

Mais à direita ao Sul, encontram-se as constelações do Centauro e Cruzeiro do Sul. Para o lado esquerdo, no céu do Norte, nos deparamos com a famosa constelação da Ursa Maior.

BOM PARA CURTIR

www.planetariorubensdeazevedo.com.br

https://www.facebook.com/planetarioRA

https://www.instagram.com/planetariorubensazevedo/

www.seara.ufc.br

TAGS